Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Aves / Congelados / Charutinho de acelga com frango

Charutinho de acelga com frango

Sou super fã da cozinha síria-árabe e costumo consumir bastante. Mas tem um restaurante excelente quase do lado da minha casa, então são raras as vezes que preparo alguma coisa que não seja a coalhada seca e o homus, que aparecem na minha geladeira quase toda semana.

Mas comprei um maço de acelga em promoção na feira e precisava usar as folhas, aí lembrei deste charutinho de acelga com frango e resolvi testar. E o que mais gostei é que é muito mais fácil de fazer do que eu podia imaginar.

Esta receita é da Rita Lobo, ou seja, garantia que funciona e fica uma delícia. Aproveite para experimentar também!

Charutinho de acelga com frango

1 filé de peito de frango
1/2 xícara de arroz cru
1 tomate italiano em cubinhos (sem sementes)
1/2 cebola média em cubinhos
1 dente de alho
1 limão (raspas e caldo)
4 ramos de hortelã
1 colher de chá de pimenta síria
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
2 colheres de chá de sal
13 folhas de acelga
3 xícaras de caldo de legumes caseiro (ou água)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Corte o frango em pedaços médios e transfira para o processador. Junte o alho, as raspas e o caldo do limão, a pimenta síria, a canela em pó e as folhas de hortelã; tempere com sal e pimenta. Pulse até triturar bem os ingredientes.

Coloque a cebola e o tomate em uma tigela, junte o arroz e o frango triturado. Misture bem.

Lave as folhas de acelga sob água corrente. Leve uma panela com água ao fogo alto para ferver. Separe uma tigela grande com água e gelo.

Para branquear as folhas, assim que a água ferver, adicione 1 colher de chá de sal e mergulhe 2 folhas de acelga por vez. Deixe por 2 minutos e, com uma escumadeira, transfira para a tigela com água gelada – assim as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos. Deixe escorrer bem a água sobre um pano de prato limpo ou papel absorvente.

Abra uma folha de acelga em uma superfície lisa e corte a base grossa do talo. Deixe cerca de 2 cm. da base e coloque mais ou menos 1 e 1/2 colher de sopa do recheio. Enrole a ponta livre da folha sobre o recheio, dobre as laterais para dentro e continue enrolando até o fim.

Em uma panela média, arrume os charutinhos, bem juntos um do outro, até cobrir todo o fundo – quanto mais apertadinhos ficarem, melhor, pois assim não abrem na hora de cozinhar.

Regue com o caldo de legumes (ou água) e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Eu acompanhei com coalhada seca, homus e babaganuche. Estas quantidades servem até 4 porções.

Dica: caso sobre, você pode colocar o charutinho de acelga com frango em um pote com tampa e mantenha no congelador por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram