Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quiabo tostadinho com molho de tomate (sem baba)

Quiabo tostadinho com molho de tomate (sem baba)

Depois que descobri que adoro quiabo, combino com tudo. Demorei mais de 30 anos para experimentar, mas ainda bem que tomei coragem: simplesmente me apaixonei completamente!

Desta vez, um molho bem pedaçudo, feito com tomates pelados, ganhou pedaços bem tostadinhos do quiabo. Sem baba, só muito sabor.

Pode comer com macarrão, com torradinhas ou um belo pão italiano e, se deixar um pouco menos grosso, vira até uma sopa interessante. Experimente mais! 😉

Quiabo tostadinho com molho de tomate

10 a 15 quiabos médios
4 tomates italianos maduros e sem sementes, cortados em cubos não muito pequenos
1/2 cebola em cubos não muito pequenos
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de chá de páprica defumada ou doce
1 colher de chá de orégano desidratado
1 colher de sopa de folhas rasgadas de manjericão fresco
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de café de bicarbonato de sódio (ou de açúcar)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um bom fio de azeite e refogue a cebola e o alho com a páprica, sem deixar dourar — preste atenção pois a páprica já dá um tom mais moreninho, por isso não confunda. Acrescente os tomates, misture e abafe com uma tampa até que o molho comece a se formar (isso deve demorar mais ou menos uns 20 a 30 minutos).

Em seguida, junte as ervas e a pimenta e mexa bem. Deixe cozinhar por mais uns 5 a 10 minutos com a tampa.

Enquanto isso, lave bem os quiabos e deixe secarem. Com uma faca afiada, corte-os em rodelas não muito finas, tentando deixar os pedaços uniformes.

Coloque uma frigideira antiaderente no fogo médio e espere esquentar bem. Coloque os pedaços de quiabo, cuidando para que todos eles toquem no fundo da frigideira pois é isso que vai fazer com que não fiquem babentos (se precisar, divida todo o quiabo em duas ou três levas).

Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e não fique mexendo os quiabos, espere que eles tostem a parte de baixo e só então vire-os para que tostem do outro lado. O quiabo precisa ficar mesmo tostadinho, quase crocante, assim não cria nada de baba. Retire com uma escumadeira e reserve.

Quando os tomates já estiverem bem macios e o molho mais encorpado, coloque o molho inglês e o bicarbonato ou açúcar (para tirar a acidez do tomate) e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Finalmente junte o quiabo ao molho e misture bem.

Sirva sobre sua massa preferida, cozida al dente, com torradinhas ou um belo pão italiano e, se deixar um pouco menos grosso, vira até uma sopa interessante. Esta quantidade rende duas porções bem servidas de quiabo tostadinho com molho.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram