Você está aqui:  / Matinais / Pães e biscoitos / Mantecal com goiabada

Mantecal com goiabada

Um biscoitinho da época das nossas avós, super leve e que desmancha na boca, coroado por uma gota caprichada de goiabada. Simples assim, irresistível assim.

A receita é bem antiga. Tão antiga que não se sabe ao certo onde surgiu, mas desconfia-se que veio da espanha, onde era muito fácil conseguir os quatro ingredientes principais. Provavelmente atravessou o oceano na época da guerra junto dos imigrantes e caiu no gosto brasileiro. Além de ser uma delícia, é muitíssimo fácil de fazer, então era muito comum em qualquer casa, principalmente nas das avós, para servir acompanhando o café, como presente e até como negócio que sustentou inúmeras famílias.

Até que um belo dia resolveram crucificar a banha e ninguém mais quis usá-la na cozinha. Foi moralmente “banida” e deixaram esta delicinha de lado. Mas eu nunca me esqueci do mantecal com goiabada, meu preferido entre as tantas opções de petit fours.

E não tem desculpa: se não encontrar a banha para comprar, a Ana Claudia maravilhosa ensina como fazer em casa no blog Dom Manjericão. Ok, em último caso, pode substituir por manteiga. 😉

Mantecal com goiabada

125g. de banha animal (ou manteiga)
125g. de açúcar cristal
200g. de farinha de trigo
1 colher de café de canela em pó (opcional)
Goiabada para rechear

Junte a banha e o açúcar e misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha até ficar uma massa homogênea.

Faça bolinhas, amasse levemente com as mãos e coloque em uma assadeira (não precisa untar). Se preferir, abra a massa com as mãos ou rolo em uma superfície lisa e corte com cortador de biscoito.

Pressione com o dedo ou o cabo de uma colher de pau no centro dos biscoitos fazendo um amassadinho para rechear com goiabada ou a geleia de sua preferência.

Dica: coloque goiabada firme cortada em cubinhos em uma panelinha, junte um tiquinho de água e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando até derreter e formar um creme homogêneo. Assim fica mais fácil de rechear. Se preferir, use cubinhos de goiabada, bala de goma e até gotas de chocolate.

Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC até que os biscoitinhos fiquem firmes, mas sem deixar que dourem na superfície (aproximadamente 20 minutos, mas fique atento pois seu forno pode ser mais forte). Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Se quiser, passe em açúcar.

Mantenha em pote bem fechado para não murchar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Viviane Santana

    /

    Recheia antes de pôr no forno?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sim, exatamente como está descrito no passo a passo acima.

  • ana

    /

    Olhaaa!! Obrigada pela menção querida, quantos anos não faço mantecal, deu vontade!!! um beijo grande!!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram