Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Massas e molhos / Pasta Salami alla Vodka (massa e salame ao molho com vodca)

Pasta Salami alla Vodka (massa e salame ao molho com vodca)

Pasta Salami alla Vodka é uma massa com um molho a base de tomate com vodca e generosas fatias de salame. Um prato tradicionalmente italiano que foi a primeira receita que aprendi a preparar na Suécia.

Mas vamos começar do começo. Já contei algumas vezes que trabalho em uma empresa sueca e que, de tempos em tempos, as pessoas do mundo todo que trabalham com comunicação se reunem no país sede para alinhar as estratégias e as atividades do período. Desta última vez, consegui emendar uns dias de folga e estou hospedada na cidade de Malmö em um apartamento alugado pelo Airbnb. Na descrição do quarto, a dona dele, Stella, mencionou que gostava de cozinhar.

Mal cheguei e o assunto comida veio à tona. Contei que também adorava cozinhar e combinamos que no dia seguinte cuidaríamos juntas do jantar: ela escolheria uma receita especial para me ensinar. Confesso que esperava aprender a preparar um prato tipicamente sueco, para complementar a experiência no país, mas ela quis me agradar e, por causa do sobrenome, escolheu uma massa bem italiana.

Ok, após um breve desapontamento com a surpresa, colocamos a mão na massa e preparamos este prato delicioso e super fácil de fazer. No fim, aprendi uma receita diferente e, para registrar a experiência, aproveitei uma noite de insônia enquanto ainda não me acostumo com a diferença no fuso horário para preparar este post. Espero que vocês também gostem!

Pasta Salami alla Vodka (massa e salame ao molho com vodca)

2 porções de penne ou rigatoni
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
3 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de café de pimenta calabresa
150g. de salame fatiado (usamos o tipo cabanosi)
1/2 xícara de vodka
1 e 1/2 xícara de tomates bem maduros, sem pele e amassados
1/2 xícara de creme de leite (preferencialmente fresco)
1/3 de xícara de manjericão picado grosseiramente
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado para servir

Os tomates precisam estar bem vermelhos e maduros. Comece retirando a pele (clique AQUI para ver as instruções) e depois esprema-os com as mãos. Meça a quantidade indicada acima e reserve.

Em uma frigideira alta ou panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta. Quando começar a dourar, junte o salame, misturando bem até que ele fique macio. Remova a frigideira do fogo e coloque a vodka, raspando o fundo da panela para deglaçar os tostadinhos.

Retorne a frigideira ao fogo e adicione o tomate. Quando o molho ferver, abaixe o fogo para o mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 15 minutos.

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o manjericão e misture mais uma vez. Envolva a massa com o molho e sirva em seguida, com queijo ralado por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram