Você está aqui:  / Saladas e molhos / Salada no pote: como montar e ideias de ingredientes

Salada no pote: como montar e ideias de ingredientes

SaladaNoPote_CozinhandoPara2ou1

Sou super fã de saladas desde bem pequena: faço questão de um pratinho frio antes das comidas quentes, nem que seja somente um punhado de folhas de alface rasgadas. Mas, sempre que dá, capricho bastante e, muito frequentemente, acabo incluindo uma proteína e algum carboidrato para substituir a refeição.

O problema é que, apesar de amar comer uma saladinha, confesso que vez ou outra me bate uma preguiça danada de prepará-la. Por isso, meu truque é sempre deixar alguns ingredientes lavados e meio prontos para agilizar o processo. E, quando sei que o dia vai ser corrido ou que preciso almoçar fora nesses dias mais calorentos, a dica é deixar os ingredientes já preparados no pote. Além de ser super saudável e prático para comer em casa ou levar de marmita, as folhas e vegetais ainda se conservam por mais tempo.

O grande segredo das saladas no pote é manter as folhas o mais secas possível, assim elas não começam a ficar feias e estragar. Por isso, a primeira camada, lá no fundo do pote deve ser a do molho e a mais superior, de folhas.

Entre essas duas camadas, ficam os outros ingredientes, que entram sempre do mais firme para o mais macio ou delicado. Para facilitar, no começo eu usava como base este esqueminha do Olive Oils From Spain, que imprimi e deixei na porta da geladeira até decorar.


SaladInAJar_OliveOilsFromSpain

  1. Molho (clique para conferir >>> 30 receitas de molhos para salada)
  2. Itens mais pesados (vegetais, queijos firmes em pedaços, cenoura, pepino, rabanete, cebola, grãos de bico, ervilhas, lentilhas etc.)
  3. Itens mais leves (tomates cereja, cogumelos, ovo cozido, brócolis ou couve flor, azeitonas, palmito, sementes, frutas, milho cozido etc.)
  4. Folhas e outros complementos que não devem ter contato com o molho (massas cozidas e bem escorridas, frango cozido em cubos ou desfiado, carne seca desfiada, atum bem escorrido, bacon frito bem sequinho, camarão cozido, sementes etc.)

 

Veja abaixo os exemplos de Saladas no pote que eu preparei para a semana.

ComoFazerSaladaNoPote_CozinhandoPara2ou1

No pote maior, o de cima com fechamento de gancho, usei molho de iogurte com mostarda, cenoura em rodelas, pepino em rodelas, tomatinhos cereja, folhas (alface americana e romana, agrião e rúcula), beterraba ralada, macarrão integral cozido e bem escorrido e kani desfiado. Esta salada substituiu um almoço, por isso já tinha o carboidrato da massa e a proteína do kani.

No pote menor do cantinho esquerdo com tampa de rosca (que era de palmito), usei molho de balsâmico com azeite, milho, rodelas de cebola, tomatinhos cereja, alface americana e romana, cenoura ralada, sementes de abóbora sem casca e torradas e champignons cortados em 4. Depois da foto, ainda encontrei na geladeira alguns pedaços de batata doce assada e coloquei por cima (dá para ver na foto maior lá do começo do texto). Esta salada foi um jantar.

No último pote com tampa de encaixe com fechamento hermético, usei um molho de limão com ervas, feijão cozido e escorrido, cebola picada, tomatinhos, alface romana e americana, beterraba ralada, castanhas e nozes. Esta salada fez parte de uma refeição com um filé grelhado, por isso ela era menor.

Na hora de comer, você pode misturar tudo no próprio pote ou então despejar em um prato ou saladeira e distribuir bem os ingredientes.

SaladaNoPoteProntaParaComer_CozinhandoPara2ou1

DICAS IMPORTANTES:

_ use ingredientes sempre o mais frescos possível e de preferência crus, assim a salada se mantém por mais tempo.
_ escolha potes de vidro que fiquem bem fechados, com boa vedação.
_ lave tudo muito bem e seque muito bem antes de montar a salada.
_ lave também o pote e sua tampa, e seque-os bem antes de usá-los.
_ sempre que possível, utilize os ingredientes inteiros (por isso, dê preferência aos tomatinhos cereja ou grape, ovos de codorna etc.)
_ é possível montar saladas maiores, para mais pessoas, usando potes com maior capacidade.
_ as saladas no pote duram até uma semana na geladeira, dependendo dos ingredientes utilizados (se quiser, acrescente os itens mais perecíveis, como as carnes ou frutos do mar, mais próximo da data de consumo).
_ para transportar a salada no pote, dê preferência a tampas que não soltem facilmente e envolva-o em um pano de prato. Se possível, use uma bolsa térmica ou conserve em geladeira até o momento de consumir.

 

Quer mais inspirações de comidinhas gostosas, leves e diferentes? Então acesse:

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

38 Comentários

  • Andréa

    /

    Oi, fiquei com umas dúvidas:
    1 – Não tenho esses potes com essa tampa, dá pra usar aqueles de azeitona, com tampa de aluminio de rosquear? Ou daqueles de maionese, com a tampa plástica de rosquear?

    2 – dá pra montar várias no domingo e ir comendo durante a semana?

    Desde já, grata! Gostei muito da sugestão.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Andréa. Vamos às perguntas:

    1 – qualquer pote de vidro com tampa que vede bem pode ser usado. Um dos potes da foto é daqueles de palmito.

    2 – as saladas geralmente aguentam bem por 1 semana, dependendo dos ingredientes escolhidos (se forem mais perecíveis, como carnes ou frutas mais delicadas, este prazo pode ser mais curto). Para fazer no domingo e comer durante a semana, escolha folhas mais resistentes e outros ingredientes bem secos para que não comecem a degradar.

    Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas. Obrigada e volte sempre!

  • Geani Pertel

    /

    Estou fascinada com as saladas em potes. Hj já fui na feirinha de orgânicos e comprei um colorido mix. Vou experimentar pela primeira vez atum e frango. Normalmente, levo num potinho separado. Vcs já usaram molho pesto! Vou experimentar tb. Esta semana vou ousar bastante!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Geani, que legal que você gostou! Fico feliz por ter compartilhado uma dica que foi útil. 🙂
    O mais legal é que salada sempre dá para ser diferente, né? Qualquer coisa pode ser usada e sempre descobrimos alguma combinação gostosa.
    Beijo e volte sempre!

  • Dani Machado

    /

    Fiz e ficou ótimo!!! Eu costumo levar almoço para o trabalho, foi perfeito!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eu adoro também, acho super prático. Fico feliz que tenha gostado. 🙂
    E obrigada por voltar aqui e contar o que achou. 🙂

  • Liliane

    /

    Olá! Adorei a dica!!! Uma dúvida: posso colocar legumes cozidos, vagem, brocolis, couve flor todos cozidos, batata doce cozida..dura pelo menos uns 5 dias?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Liliane, para as saladas de pote, sugiro escolher os legumes crus pois duram mais. Os cozidos devem ser consumidos em, no máximo, dois dias. Caso queira muito usá-los, minha ideia seria colocá-los em dois potes (para os dias seguintes) e nos demais usar apenas os crus, que se mantém por mais tempo. 🙂
    Beijo e volte sempre!

  • Daniela

    /

    Gostaria de saber qto tempo dura a salada quando utilizado atum, frango e ovo? Estou querendo mais montar algo para a semana.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Daniela, o indicado é consumir frango, ovos cozidos e atum em dois dias. Eu sugiro que você deixe as porções congeladas em potinhos ou saquinhos plásticos, aí um dia antes de consumir você tira e deixa descongelar na geladeira durante a noite e acrescenta ao pote no dia em que irá consumir. Assim, os potes ficam sempre fresquinhos. 😉

  • lilian

    /

    Bom dia,
    Existe uma medida basica de cada ingrediente?
    Para que eu possa fazer um calculo de custo para venda

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Lilian.
    Assim como toda salada, não há quantidades exatas para cada ingrediente, isso vai muito da preferência pessoal…

  • Marina

    /

    Luciana querida, dá certo colocar abacate? Um beijo e obrigada por me inspirar tanto com o blog!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Marina. Eu que agradeço pelas visitas e por esse carinho todo 🙂
    Como o abacate é mais úmido e perecível, sugiro que você coloque no dia de consumir ou, no máximo, na noite anterior. Assim suas folhas continuam fresquinhas até a hora de se servir.
    Beijo e volte sempre!

  • Rita

    /

    Gostei muito da dica e está tudo bem explicado e explicito, mas fiquei com uma dúvida: por exemplo, para levar para o trabalho , depois dá para comer assim diretamente do pote com tudo basicamente “separado” ou o objectivo é passar para um prato e misturar os ingredientes?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Rita, não existe regra fixa e, principalmente neste caso, tudo pode ser feito como você preferir.
    É possível “virar” o pote em um prato para misturar tudo, misturar direto no pote mesmo usando um garfo ou ainda utilizar um pote um pouco maior para conseguir chacoalhar o conteúdo e misturá-lo ao molho.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • ester maira da silva

    /

    ols gostaria de saber qual tempero q faco pra colocar nos potes obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Ester.
    Volta um pouquinho ali em cima no post que eu indico várias sugestões de molhos, olha só:
    I.Molho (clique para conferir >>> 30 receitas de molhos para salada)
    Beijo

  • Bianca Araújo

    /

    Olá! Gostei muito da ideia das saladas de pote e pretendo fazer para levar para o trabalho, mas quando eu chego no escritório eu devo guardar na geladeira ou eu posso deixar fora até a hora do almoço já que a carne ou o frango o peixe vão estar dentro?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Bianca, que legal que gostou da ideia e vai colocá-la em prática! 🙂
    Com carne e frango, o ideal é ficar na geladeira. Se forem só vegetais, eles até aguentam se foram colocados ainda gelados dentro de uma bolsinha térmica.
    Beijo e volte sempre!

  • Artur Cláudio da Costa Moreira

    /

    Oi, Luciana,
    A ideia é fabulosa e já tenho feito. Porém, onde você compra os potes com esta tampa de alumínio?
    Pode me informar seu fornecedor? É pela internet?
    Parabéns!
    Sucesso e muitas vendas!

    Abraço, Artur Cláudio da Costa Moreira

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Artur.
    Não tenho fornecedor de potes, não. Esse da foto é a embalagem de palmito mesmo, que comprei no supermercado. 😉

  • Patricia

    /

    Olá adorei a idéia, mas tenho uma dúvida: posso ralar cenoura, beterraba e rabanete? Ou tem que ser em cubos?.Abraço Patricia

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Patricia.
    Os legumes crus podem ser ralados ou cortados em cubos, não faz diferença.
    Beijos e volte sempre! 🙂

  • Jamille

    /

    Bom dia…..esse foi o melhor post que achei sobre o assunto, parabéns. O blog todo está de parabéns, aqui somos apenas eu e meu marido e sofro para cozinhar em pouca quantidade, já favoritei aqui.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Jamille. Obrigada 🙂
    Agradeço sua visita, o comentário e o carinho. Volte sempre!

  • Fábio

    /

    Se for um frango cozido sem tempero, vc acha que ele aguenta bem 1 semana, bem refrigerado?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Fábio, o frango dura na geladeira 3 dias, no máximo. Estourando e com algum risco, uns 4 dias. Mais que isso é bem arriscado por conta de contaminação ou início de decomposição!
    Sugiro que você deixe o frango cozido congelado e descongele no máximo uns dois dia antes, colocando no pote já montado com os outros itens para ter mais segurança alimentar.
    Abraço e volte sempre 🙂

  • Fabiana Rosa

    /

    nossa que perfeito, adorei, adorei adorei um abraço.

  • Olivia

    /

    Muito obrigada pelas suas explicações e boa vontade em compartilhar sua comida saudável! Eu dou aulas o dia td e nem sempre almoço direito pq abri mão de comer arroz e macarrão, o que é comum na escola. E, devido ao cansaço, fico meio sem paciência de fazer legumes e verduras td dia, apesar de amar comê-los! Tem dias que acabo comendo salada de tomate, farofa e alguma carne, ou seja, td errado!! Já comprei td e vou fazer hj!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Olivia, você não tem ideia de como comentários como o seu me deixam realmente feliz. <3
    Muito obrigada pelo carinho e boa sorte nos novos hábitos alimentares. Não desanime!
    Beijo e volte sempre 🙂

  • renilde maria

    /

    gratidão

  • Neusa

    /

    ola gotei do post…queria saber se depois de colocar o pote na geladeira quando levar pro trabalho come assim mesmo fria??

  • Luciana Carpinelli

    /

    Neusa, se você quiser pode esquentar, mas geralmente a gente costuma comer salada fria, não?
    Abraços e volte sempre!

  • Sandra

    /

    Olá, boa noite, eu posso utilizar potes de plástico, se for consumir no dia seguinte? Obrigada

  • Luciana Carpinelli

    /

    Sandra, o pote plástico não conserva a salada tão fresca quanto o de vidro. Mas se for para consumir logo, não tem problema.

  • Vanda da Silva

    /

    Bom dia, tenho montado saladas no pote com uma proteína animal, uso frango ou carne bovina em especial o lagarto totalmente sem gordura cozido, está correto?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Vanda, não há correto ou incorreto, você pode montar suas saladas como preferir. O único cuidado é que frango ou lagarto não devem ser conservados na geladeira por mais de 2 ou 3 dias, no máximo. Minha sugestão seria deixar os potes com a salada e adicionar a proteína somente no dia em que for ser consumida ou no dia anterior.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram