Você está aqui:  / Massas e molhos / Saladas e molhos / Vegetais / Vegetariana / Salada de macarrão com pesto de espinafre e cogumelos

Salada de macarrão com pesto de espinafre e cogumelos

Saladinha verde bem especial: um rigatoni com molho pesto de espinafre, cogumelos grelhados e pimentão.

Fazia tempo que não cozinhava em tempo real junto com a Rita Lobo, mas naquela semana calhou de eu ter quase todos os ingredientes em casa e resolvi aproveitar a oportunidade.

Fiz apenas algumas pequenas adaptações sem mudar muito a essência: como estou em casa, tenho feito as compras por entrega nos estabelecimentos que ficam bem próximos. E esta semana no hortifrutti só tinha esse cogumelo Bunapi (alguém conhece?), resolvi experimentar e gostei! Na receita eram cogumelos Paris, mas cogumelo é cogumelo, né? 😊

Além disso, troquei as nozes por castanhas porque era o que tinha.

No fim, saiu um jantarzinho bem do caprichado (e, como usei o maço inteiro de espinafre, ainda sobrou um pouco de pesto que vou congelar em forminhas de gelo para usar depois). Dica esperta para uma #quarentenaCP2ou1 super saborosa.

Salada de macarrão com pesto de espinafre e cogumelos

Para o pesto de espinafre:
1 e 1/2 xícaras de folhas de espinafre
1/4 de xícara de nozes
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 dente de alho pequeno
1/4 xícara de azeite
1 cubo de gelo
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a salada de macarrão com cogumelos:
200g. de rigatoni (cerca de 3 xícaras)
150g. de cogumelos frescos
1/2 pimentão amarelo
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Lascas de queijo parmesão para servir

No liquidificador, junte as folhas de espinafre, as nozes, o parmesão ralado, o dente de alho, o azeite e o cubo de gelo – ele deixa o molho mais verdinho e bem fresco. Vá pulsando até formar um molho liso. Prove e, se precisar, corrija o sal. Reserve.

Em uma panela grande, coloque o macarrão para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente. Reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Escorra e passe o macarrão sob água corrente fria para cessar o cozimento. Transfira o macarrão para uma tigela grande e misture 2 colheres de azeite.

Em uma frigideira antiaderente grande, coloque os cogumelos e regue com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos até a água secar – evite mexer demais para que os cogumelos não liberem líquido. Assim que a água secar, regue com 1/2 colher de sopa de azeite, tempere com sal e pimenta e mexa de vez em quando até dourar, por cerca de 3 minutos.

Transfira os cogumelos para um prato e diminua o fogo para médio. Regue com 1 colher de chá de azeite e acrescente os pimentões. Tempere com sal e pimenta a gosto, refogue por uns 3 minutos até dourar e junte aos cogumelos.

Adicione o molho pesto ao macarrão e misture delicadamente – vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada, de colher em colher, para deixar o molho mais fluido. Divida em 2 pratos e sirva com os cogumelos e pimentões dourados, as nozes picadas e lascas de parmesão.

Estas quantidades servem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram