Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quibebe de abóbora e milho da chef Helena Rizzo

Quibebe de abóbora e milho da chef Helena Rizzo

Uma receita da chef Helena Rizzo, este Quibebe de abóbora e milho, ela ensinou em uma das inúmeras lives que aconteceram durante essa quarentena.

Eu amo abóbora mas nunca tinha publicado um quibebe aqui no blog — para quem não sabe, é um prato de origem africana, típico da culinária brasileira, um purê rústico feito com abóbora geralmente para acompanhar alguma carne, frango ou peixe.

Como calhou de eu ter todos os ingredientes necessários (ok, troquei a cebola roxa por cebola branca pois era o que tinha), resolvi experimentar. Ficou uma delícia e o milho dá um toque muito interessante de textura que gostei bastante.

Comidinha simples e deliciosa para confortar. Uma maravilha, não acha?

Quibebe de abóbora e milho da chef Helena Rizzo

1 e 1/2 xícara de abóbora japonesa em cubos não muito pequenos
1/2 espiga de milho
1/2 cebola roxa pequena
2 colheres de sopa de salsa picadinha
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça água em uma panela grande e cozinhe o milho ainda na espiga por 20 minutos. Depois desse tempo, junte a abóbora e deixe cozinhar tudo junto por mais 10 a 15 minutos, até a abóbora estar macia.

Aqueça uma frigideira alta com um fio de azeite e coloque a cebola para refogar até começar a dourar. Corte o milho para retirá-lo da espiga e adicione à frigideira com a cebola.

Adicione a abóbora e, com uma espátula, vá misturando e amassando levemente a abóbora, formando um purê rústico mas ainda pedaçudo. Prove e tempere a vontade com sal e pimenta do reino.

Sirva em uma travessa e salpique com a salsa por cima.

Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram