Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Sopas, cremes e caldos / Sopa de carne com legumes

Sopa de carne com legumes

Bate uma brisa fresca, esfria um pouquinho e já temos uma ótima desculpa para tomar uma sopa! Esta sopa de carne com legumes deve ser uma das mais comuns no mundo todo: você pode fazer com os legumes e a carne que tiver em casa e sempre fica uma delícia — típica comidinha reconfortante de vó que alimenta o corpo e aquece a alma.

É um bom coringa para resolver o jantar em noites frias e, por isso, recomendo que esta receita entre no seu repertório de delícias para o outono (e para o inverno também).

Eu gosto de já preparar com as quantidades dobradas para abastecer o congelador de potes recheados de amor. Não tem nada melhor quando a gente chega em casa cansado naqueles dias gelados.

Sopa de carne com legumes

250g. de carne em pedaços pequenos (músculo ou coxão duro)
1 e 1/2 xícara de legumes em cubos
1 dente de alho picadinho
1 cebola pequena bem picadinha
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
1 litro de água
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela grande com um bom fio de azeite e coloque a carne para dourar bem de todos os lados. Retire a carne e reserve.

Na mesma panela, coloque mais um fio de azeite. Coloque a cebola e o alho, tempere com uma pitada de sal e de pimenta do reino e deixe refogarem até a cebola ficar transparente. Vá raspando o fundo da panela para pegar todo o sabor da carne.

Retorne a carne à panela, junte o louro, o alecrim e a água. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos.

Dica: se preferir, pode fazer na panela de pressão. Conte 10 minutos após começar a chiar.

Após este tempo, junte os legumes, misture e deixe cozinhar com a panela tampada por cerca de 8-10 minutos ou até que os legumes estejam cozidos e macios (o tempo pode depender do tamanho dos cubos). Eu usei cenoura, abobrinha, mandioquinha e vagens.

Prove e corrija o tempero se precisar. Sirva em seguida com um pouco de queijo ralado por cima e uma fatia de pão.

Estas quantidades rendem três porções. Se quiser, coloque em potes individuais e congele por até três meses (deixe na geladeira de um dia para o outro para descongelar).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram