Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Sopa de tomate assado com queijo quente

Sopa de tomate assado com queijo quente

Por aqui começou a esfriar e eu já quero sopa de novo — de qualquer coisa que seja.

Então, à procura de algum ingrediente saboroso para ser transformado em um creme quentinho, abri a geladeira e não tinha muito mais do que alface e tomate da salada (a compra da quitanda chegaria no dia seguinte). Peguei, então, uns tomates para transformar no meu jantar.

Não sei se já comentei aqui, mas tomate é uma das coisas que eu não gosto e, apesar disso, consumo com frequência no meu dia a dia. Acho prático, versátil e, quando transformado em outra coisa, acabo gostando.

Esta sopa ficou incrivelmente saborosa. E, já que sopa de tomate pede um queijo quente, aproveitei para preparar um caprichado com o restinho de cebola caramelizada que comi outro dia com queijo de cabra (muito fina ela).

Sopa de tomate assado com queijo quente

6 tomates sem pele e sem semente
1 cebola pequena
1 dente de alho
3 xícaras de água ou caldo de legumes (preferencialmente caseiro)
1 colher de sopa de molho inglês
1 ramo de tomilho ou manjericão fresco
3 colheres de sopa de creme de arroz, de iogurte natural não adoçado ou de creme de leite
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece picando grosseiramente todos os legumes. Eu gosto de forrar uma assadeira com papel manteiga pois evita que os ingredientes grudem nela (o que facilita na hora de lavá-la).

Espalhe um fio generoso de azeite no fundo da assadeira e distribua os legumes. Salpique as ervas frescas rasgadas, tempere com sal e pimenta do reino e regue com mais um fio de azeite. Dê uma chacoalhada para misturar tudo.

Leve a assadeira para o forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 30-40 minutos (os tomates devem ficar macios, sem tostarem).

Retire do forno, coloque em um processador de alimentos ou liquidificador e bata (se precisar, junte um pouco do caldo ou água).

Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue o molho batido. Adicione a água/caldo, o molho inglês, prove e tempere com sal e pimenta do reino. Deixe ferver por uns 5 a 8 minutos, sempre mexendo.

Desligue o fogo e acrescente o creme de arroz, iogurte ou creme de leite. Misture bem até ficar homogêneo e prove novamente — corrija o tempero se precisar.

Sirva em seguida. Se quiser, enfeite com um ramo de tomilho ou algumas folhinhas de manjericão.

A sugestão é acompanhar com um Queijo quente (clique AQUI para ver todas as dicas de como preparar um queijo quente perfeito).

Esta receita serve duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram