Você está aqui:  / Air fryer / Entradas e petiscos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Bolinho de feijão preto com couve

Bolinho de feijão preto com couve

Tem dias em que não me dá vontade de comer “comida” (digo, no prato) e dia desses foi assim.

Abri a geladeira em busca de algum petisco e não achei nada que me apeteceu. Dei uma olhada no congelador e foi a mesma coisa. Peguei, então, meu montinho de folhetos de delivery e nenhum fez meus olhos brilharem.

Desisti e resolvi esperar a fome me fazer desejar alguma coisa. Quando ela bateu, revisei mentalmente o que tinha à disposição e lembrei do feijão preto congelado.

Enquanto ele descongelava em cima da pia, fiz um vinagrete. Com o feijão, fiz bolinhos recheados com umas folhinhas do vaso de couve da horta na varanda.

No fim, faltou a caipirinha, mas estava bem gostoso, matou minha vontade de bolinho e ainda me alimentou bem (feijão e couve, né?).

Bolinho de feijão preto com couve

1 xícara de feijão preto cozido
1/2 xícara do caldo do cozimento do feijão preto
1 dente de alho bem picadinho
1/2 xícara de farinha de mandioca ou de rosca
2 folhas de couve cortadas em tiras bem fininhas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o feijão com o caldo no liquidificador ou processador de alimentos e bata até obter um creme sem pedaços grandes. Tempere com sal e pimenta do reino e bata mais um pouquinho.

Despeje o creme em uma panela com metade da farinha de mandioca e vá mexendo até integrar bem. Continue mexendo até secar um pouco e formar uma massa que dê para ser enrolada. Deixe esfriar até conseguir pegar com as mãos.

Enquanto espera, aqueça um fiozinho de azeite em uma frigideira e coloque a couve. Regue com 2 ou 3 colheres de água, tempere com um tiquinho de sal e pimenta do reino e tampe a panela. Conte 3 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Coloque o restante da farinha de mandioca em um prato ou tigela. Eu usei uma bem fininha que trouxe de Morretes/PR quando estive lá em minhas últimas férias e ficou uma delícia.

Pegue um pouco da massa de feijoada e abra na mão. No centro, coloque um punhadinho da couve refogada e feche uma bolinha com mais um pouco da massa. Passe pela farinha para empanar levemente e coloque em um prato.

Agora você pode fazer de três formas: fritar, assar ou colocar na air fryer.

Para fritar, aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo. Mergulhe um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda — isso quer dizer que o óleo está pronto para a fritura. Coloque três ou quatro bolinhos de feijão preto por vez para evitar que o óleo esfrie muito durante a fritura. Quando a superfície estiver dourada, retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Para assar, unte uma assadeira com um pouquinho de azeite e distribua os bolinhos sem sobrepor uns aos outros. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que a casquinha comece a dourar. Vire todos os pedacinhos e espere dourar também do outro lado.

Para preparar na air fryer, preaqueça em 180ºC por 10 minutos. Coloque os bolinhos no fundo da gaveta da air fryer sem sobrepor uns aos outros e deixe por cerca de 10 minutos (verifique de vez em quando para evitar que queime).

Esta receita rende entre 6 e 8 bolinhos, dependendo do tamanho (uma porção suficiente para duas pessoas). Sirva com um vinagrete e capriche na caipirinha. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • katia de Souza Lobato

    /

    na receita do bolinho não se fala em farinha de mandioca e sim farinha de roscas

  • Luciana Carpinelli

    /

    Katia, você pode usar qualquer uma das duas, a que preferir.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram