Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Comer fora / Cultura e comida caipiras na Vila Estação Luis Carlos/SP

Cultura e comida caipiras na Vila Estação Luis Carlos/SP

EstacaoLuisCarlos_CozinhandoPara2ou1

A estação ferroviária Luis Carlos foi inaugurada em 1914 como parte da linha de trem entre Mogi das Cruzes e São José dos Campos, no município de Guararema, que fica a 81 quilômetros da capital de São Paulo.

Depois de ser desativada e de ficar por muito tempo abandonada, em comemoração aos 115 anos de fundação da cidade (em setembro de 2014), os escombros foram revitalizados com reaproveitamento de materiais originais e o objetivo de manter o mesmo estilo arquitetônico.

No pacato vilarejo que a circunda, outras 22 construções entre casas, a Igreja de São Lourenço e a escola também foram restauradas. Estas obras atraíram comerciantes com interesse no turismo que deve se intensificar por causa da volta dos passeios da Maria Fumaça, que resgata a história e o patrimônio de Guararema.

LuisCarlosGeral_CozinhandoPara2ou1

Estou contando esta história aqui porque fui passear por lá com meus pais e fiquei completamente apaixonada. Na nova Vila Estação Luis Carlos é possível reviver o passado do interior de São Paulo e conhecer de perto um pouco da sua cultura e da comida caipira típica da região.

A sensação é a de estar em um cenário de novela de época. Aliás, curiosidade: alguns dos famosos filmes do Mazzaropi foram rodados lá, ainda bem antes da revitalização.

Nas coloridas casas recuperadas há, além de lojas de artesanato e souvenirs, cafés, restaurantes, sorveteria e um bar, todos com ambientes aconchegantes e cardápios especiais.

Seja para um almoço ou happy hour, o bar Terradillo, por exemplo, oferece sempre pratos do dia como a Bisteca com tutu de feijão e couve na manteiga e o Mini cuscuz à paulista. Entre as porções, destaco o Mix de boteco (conserva de batatinhas, cebolinhas, ovos de codorna, azeitonas, tomatinhos, cogumelos, queijo e presunto), a mandioca frita e a linguiça artesanal na cachaça com cebola, acompanhadas de um chopp bem tirado.

TerradilloBarLuisCarlos_CozinhandoPara2ou1

Para a sobremesa, a vitrine do Fumaça Doce é de encher a boca de água com uma boa variedade de doces caseiros: quindim (bem amarelinho, feito com ovos de galinha caipira — que eu amei!), pudim de leite, arroz doce, ambrosia, cocadas, geleia de pinga etc.

Mas, se o objetivo for tomar um lanche da tarde caprichado, o lugar certo é o Roça Chic. Para acompanhar o simpático café coado na mesa, há diversos bolos caseiros (dependendo da fornada do dia podem variar entre fubá com goiabada, fubá cremoso, cenoura com cobertura de chocolate, milho, laranja, limão, entre outros), doces e compotas da roça e bolinhos de chuva.

RocaChicLuisCarlos_CozinhandoPara2ou1

Entre os itens salgados, há os tradicionais Bolinho caipira de Guararema (feito com farinha de milho amarelo orgânico com linguiça moída), Bolinho de inhame da família Calderaro e Pastelzinho de farinha de milho de Paraibuna (recheados com queijo ou carne moída), todos fritos na hora; assim como tortas, pães de queijo, misto quente e pão na chapa. Também estão no cardápio diversas marcas de guaranás do interior do estado.

Antes de ir embora, é indispensável passar no Armazém 353 para degustar e levar para casa produtos e ingredientes típicos do interior paulista: queijos e embutidos artesanais como salames e linguiças; geleias, doces e conservas caipiras; licores caseiros; variedades de feijões orgânicos (vermelho, rajado, verde, branco e carioquinha) e também lembranças como canecas e camisetas.

Armazem353LuisCarlos_CozinhandoPara2ou1

Outras opções de alimentação são o badalado (e caro) restaurante Santo Sem Glúten, a sorveteria Kimoni, a Sato Lanches (que serve lanches e refeições) e o Empório Cultural Megandra (que fica na entrada do distrito).

Além das atrações gastronômicas, é possível tirar retratos com trajes de época e o vilarejo conta com uma programação cultural bastante agitada (com shows musicais, apresentações de teatro, malabares e palhaços, exposições, eventos esportivos, encontros de motociclistas e de colecionadores de carros antigos…). O calendário atualizado pode ser consultado pelo site oficial da prefeitura ou na página no Facebook.

E para quem preferir um passeio mais longo, há bons hotéis na cidade e outras interessantes atrações turísticas na região.

 

SERVIÇO
Vila Estação Luis Carlos
Estrada Municipal Argemino de Souza Melo (Sabaúna — Luis Carlos), 230
Guararema/SP

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram