Você está aqui:  / Aves / Tortas e quiches / Torta de frango com creme de ricota e milho

Torta de frango com creme de ricota e milho

TortaDeFrangoComCremeDeRicota_CozinhandoPara2ou1

Parece contraditório, mas quando estou com preguiça de cozinhar acabo sempre indo para o lado das tortas. Preparar a massa é tão fácil e gostoso que acaba sendo meio que uma terapia — o pensamento vai longe enquanto vou juntando os ingredientes. E o recheio pode ser qualquer coisa que esteja disponível no dia: desde ingredientes escolhidos especificamente para ela até as sobras que estão na geladeira.

Tinha comprado creme de ricota para fazer meu amado Pão de queijo light (aquele que não vai ovo nem óleo e não tem glúten), mas sobrou um franguinho desfiado e um restinho de milho que combinaram tanto com ele que não deu para evitar. Viraram um jantarzinho ainda mais gostoso com um pouco de queijo canastra para gratinar.

Para a massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
1 colher de chá de sal
80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio de frango:
300g. de creme de ricota (pode ser light ou cream cheese)
250g. de frango cozido ou assado e desfiado
1/2 xícara de milho cozido (ou em lata lavado com água corrente e escorrido)
+/- 1 colher de sopa de tomilho desidratado (ou outra erva)
4 azeitonas sem caroço em rodelas
Fatias de queijo canastra ou outro queijo que derreta (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.

Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.

ComoFazerMassaTortaFrango_CozinhandoPara2ou1

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo (ou com as mãos mesmo) e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar).

Cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e distribua alguns grãos de feijão (eu usei de arroz) por cima para evitar que a base cresça. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.

ComoFazerRecheioTortaFrango_CozinhandoPara2ou1

Misture o frango com o milho e tempere com sal, pimenta do reino e o tomilho/ervas. Acrescente metade do creme de ricota e envolva com a azeitona, distribuindo bem os ingredientes.

Cubra o fundo da massa com a outra metade do creme de ricota (eu coloquei também umas fatias de queijo). Por cima, espalhe o recheio e distribua umas fatias do queijo para que ele derreta e gratine. Se quiser, salpique com mais um pouquinho de tomilho/ervas.

Retorne ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais uns 10 a 15 minutos, até o queijo derreter e começar a dourar. Sirva em seguida.

Esta receita rende 4 pedaços grandes de torta ou até 6 menores.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram