Torta de frango com creme de ricota e milho
Parece contraditório, mas quando estou com preguiça de cozinhar acabo sempre indo para o lado das tortas. Preparar a massa é tão fácil e gostoso que acaba sendo meio que uma terapia — o pensamento vai longe enquanto vou juntando os ingredientes. E o recheio pode ser qualquer coisa que esteja disponível no dia: desde ingredientes escolhidos especificamente para ela até as sobras que estão na geladeira.
Tinha comprado creme de ricota para fazer meu amado Pão de queijo light (aquele que não vai ovo nem óleo e não tem glúten), mas sobrou um franguinho desfiado e um restinho de milho que combinaram tanto com ele que não deu para evitar. Viraram um jantarzinho ainda mais gostoso com um pouco de queijo canastra para gratinar.
Para a massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
1 colher de chá de sal
80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio de frango:
300g. de creme de ricota (pode ser light ou cream cheese)
250g. de frango cozido ou assado e desfiado
1/2 xícara de milho cozido (ou em lata lavado com água corrente e escorrido)
+/- 1 colher de sopa de tomilho desidratado (ou outra erva)
4 azeitonas sem caroço em rodelas
Fatias de queijo canastra ou outro queijo que derreta (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade
Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.
Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo (ou com as mãos mesmo) e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar).
Cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e distribua alguns grãos de feijão (eu usei de arroz) por cima para evitar que a base cresça. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.
Misture o frango com o milho e tempere com sal, pimenta do reino e o tomilho/ervas. Acrescente metade do creme de ricota e envolva com a azeitona, distribuindo bem os ingredientes.
Cubra o fundo da massa com a outra metade do creme de ricota (eu coloquei também umas fatias de queijo). Por cima, espalhe o recheio e distribua umas fatias do queijo para que ele derreta e gratine. Se quiser, salpique com mais um pouquinho de tomilho/ervas.
Retorne ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais uns 10 a 15 minutos, até o queijo derreter e começar a dourar. Sirva em seguida.
Esta receita rende 4 pedaços grandes de torta ou até 6 menores.
Pingback
30 de novembro de 2014 em 9:10
http://www.cozinhandopara2ou1.com/2014/11/30/top-10-as-receitas-mais-acessadas-de-novembro2014/
Barbara
16 de novembro de 2015 em 13:32
Delícia! A massa fica super crocante. O recheio fiz algumas alterações usando o seu como base. Obrigada pela receita. Adorei
Luciana Carpinelli
16 de novembro de 2015 em 21:36
Oi, Barbara. Eu que agradeço o seu comentário 🙂
Culinária é sempre assim, o mais legal é dar o nosso toque às receitas.
Beijo e volte sempre.