Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Peixe grelhado e purê de abóbora com gengibre

Peixe grelhado e purê de abóbora com gengibre

Em um dia com pouca fome, resolvi preparar um prato mais leve e mais bonitinho para me empolgar um pouco mais com a comida.

Fiz um peixinho grelhado temperado com alho e limão e, para acompanhar, fiz um purê com o pedaço de abóbora japonesa (já que era orgânica, cozinhei e bati com a casca, fica ainda mais nutritivo), com um pouco de gengibre.

Como a abóbora ainda tinha umas sementes, então aproveitei para usá-las também (foi só limpar, tostar na frigideira seca e descascar). Ou seja, aproveitamento integral!

Para finalizar, bastou um fiozinho de azeite e um pouco de cebolinha fresca da horta por cima do peixe. Uma refeição leve, super gostoso e nutritivo, que ficou pronto super rápido.

Combina até com um jantarzinho especial de última hora, não acha? 😉

Peixe grelhado e purê de abóbora com gengibre

2 filés de peixe (usei tilápia – Saint Peter)
2 dentes de alho amassado ou ralado
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de manteiga ou de azeite
1/2 cebola picadinha
1 xícara de abóbora cabotian ou moranga em cubos e sem a casca
1 xícara de água
1/4 xícara de leite de coco (ou creme de leite ou de arroz)
1 a 2 colheres de chá de gengibre ralado
Cebolinha e sementes de abóbora tostadas para servir
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com metade do alho sem deixar dourar (eu usei um tempero completo caseiro feito sem as ervas). Acrescente a abóbora, a água, misture e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela destampada até a abóbora estar bem macia e a água quase secar (mais ou menos 15 minutos).

Coloque a abóbora com o restinho de água no liquidificador, acrescente o leite de coco (creme de leite ou arroz, se preferir) e vá batendo ou use um mixer até obter um purê homogêneo. Retorne à panela, caso tenha usado o liquidificador, e tempere com o gengibre (sugiro colocar 1 colher, provar e, se quiser, acrescentar mais um pouco), sal e pimenta do reino e deixe apurar até o ponto preferido, que pode ser mais mole ou mais firme.

Tempere o peixe com o restante do alho, o limão e uma pitada de sal e de pimenta do reino. Aqueça uma frigideira grande (de preferência de fundo grosso) em fogo médio e unte-a com um fiozinho de azeite. Quando estiver quente, coloque os pedaços de peixe e espere o lado de baixo do peixe dourar sem ficar mexendo nele.

Dica: para evitar que o peixe quebre, gosto de cortá-lo ao meio no sentido do comprimento, assim fica mais fácil de virá-lo na frigideira.

Vire os peixes e deixe o outro lado dourar também. Arrume a salada no prato, tempere-a e, em seguida, coloque o peixe grelhado.

Sirva em seguida seu prato com o peixe grelhado e purê de abóbora com gengibre (eu salpiquei por cima umas sementes de abóbora descascadas e tostadas mais cebolinha laminada). Esta quantidade serve bem duas pessoas.

Se quiser, acompanhe de uma salada colorida e a refeição fica ainda mais gostosa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram