Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Como fazer / Entradas e petiscos / Como preparar uma mesa de frios

Como preparar uma mesa de frios

Neste calor, uma mesa de frios com uns bons drinks fazem tranquilamente as vezes de jantar ou então pode ser uma opção interessante para receber os amigos em um happy hour. Eu adoro! Além de não dar nada de trabalho para montar, ainda fica uma delícia — e até hoje não encontrei alguém que não gostasse.

Não há regras de como preparar uma mesa de frios, mas o grande segredo é pensar bem nas melhores combinações e escolher com carinho os acompanhamentos. Querem dicas para montar uma combinação interessante?

Como preparar uma mesa de frios

– Escolha itens com texturas e sabores diferentes, abusando dos contrastes: crocantes com macios, ácidos com suaves, salgados com doces, picantes com mais neutros. Quanto mais sensações, mais interessantes ficam as combinações.

– Escolha entre 3 e 4 tipos de queijos (por exemplo: um curado firme como o parmesão, um cremoso suave como o queijo de cabra ou a burrata, um macio mais adocicado como o gouda, um com fungos e mais salgado e adstringente como o gorgonzola).

– É importante que os queijos sejam servidos em temperatura ambiente para garantir que estejam com suas consistências originais. Isso faz muita diferença!

– Eleja 2 ou 3 frios ou embutidos (salame, presunto de parma, copa, pancetta etc.). Eu sou super fã das charcutarias artesanais, vale a pena procurar algum produtor ou estabelecimento próximo de você.

– Selecione ao menos uma fruta fresca (uvas, morangos) ou seca (damasco, tâmaras).

– Sempre cai bem acompanhar com pelo menos uma pastinha, para incrementar as opções de sabores (patês, homus, sardela etc.).

– Separe pelo menos um tipo de oleaginosas (nozes, amêndoas, pistache, amendoins, soja temperada etc.)

– Eu gosto sempre de acrescentar um item bem doce (geleias ou mel), que ficam uma delícia com queijos mais fortes ou defumados.

– Sou louca por picles, então sempre que tenho em casa também acrescento. O segredo é escorrer bem e, se necessário, enxugar no papel toalha.

– Pães são indispensáveis para acompanhar: providencie pelo menos dois tipos com diferentes texturas, como os mais macios; os integrais ou com grãos; e torradas ou biscoitos mais crocantes.

– Ah, e para finalizar, não pode faltar um bom vinho, de preferência geladinho. Também é possível harmonizar sua tábua com cervejas especiais, espumantes, vodca, uísque, saquê, vermutes, licores, destilados de frutas e até conhaque. Experimente novas combinações!

Importante! Em média, para cada pessoa calcula-se de 200 a 250 gramas. Caso seja apenas um aperitivo, 100 gramas por pessoa é o suficiente.

Depois de ter providenciado todos os ingredientes, comece a montagem higienizando uma ou mais tábuas, que podem ou não ser do mesmo tom.

Lave-as e enxugue-as bem e deixe-as em local aberto por algumas horas para que sequem completamente. Os queijos e frios podem, alternativamente, ser servidos em pratos, bandejas ou louça ardósia.

Separe algumas facas, específicas para queijos ou não – neste caso, dê preferência às de espessura mais fina e sem serra –, além de potinhos para os acompanhamentos e cestas para os pães. Caso não tenha um conjunto ou utensílios que combinem entre si, escolha os mais diferentes uns dos outros para que sua mesa fique ainda mais interessante.

Na mesa de frios da foto tem queijo canastra, queijo de cabra cacauzinho Capril do Bosque (picante, uma delícia!), pancetta defumada da Pirineus, mix de oleaginosas com uvas passas, Sardela, Burrata com pesto e tomatinhos, queijo do reino Palmyra, damascos, picles de pepino, copa maturada, mel no favo, Patê de azeitonas e pães (italiano, francês e ciabatta).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram