Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetariana / Burrata com pesto e tomatinhos

Burrata com pesto e tomatinhos

Sou fã de comidinhas fáceis e rápidas de preparar. Com poucos e bons ingredientes, daqueles que a gente pode ter sempre em casa, em alguns minutos conseguimos preparar um prato bonito.

A burrata é um queijo tipicamente italiano hiper cremoso, preparado a frio com uma parte de muçarela, uma parte de muçarela de búfala e outra de creme de leite. Como tem o sabor muito suave, levemente azedinho (que lembra o da coalhada seca), cai bem com os mais diversos temperos e vira uma entrada diferente e deliciosa.

Esta da foto é da Queijos Yema, uma empresa brasileira, e não deve nada às marcas importadas. Não estou ganhando nada com isso, mas conheci a burrata deles no evento Experimento deste ano e adorei, principalmente pelo fato de ser mais barata que as tradicionais (por isso a dica aqui). 😉

Como queijos, Molho pesto e tomate é sempre uma excelente combinação, não tem erro (além do que é facílimo de preparar!). Ótima sugestão, simples e rápida de preparar e que é ótima para servir como entradinha, para acompanhar uma Tábua de queijos ou então para complementar uma bela salada.

Burrata com pesto e tomatinhos

1 burrata de mais ou menos 200g. (ou 1 bola de muçarela de búfala ou de queijo de cabra cremoso)
1/2 receita de Molho pesto (veja AQUI como preparar)
6 a 8 tomatinhos cereja em cubinhos
Torradas, fatias de pão italiano ou de ciabatta para acompanhar

Antes de começar, retire a burrata da geladeira para que fique em temperatura ambiente e ainda mais cremosa. Caso não encontre a burrata, substitua por muçarela de búfala ou queijo de cabra.

No processador de alimentos ou liquidificador, coloque os ingredientes do pesto e bata bem até obter um molho homogêneo.

Dica: você pode fazer a receita inteira do Molho pesto e mantê-lo em um pote bem fechado na geladeira por até uns 5 dias. O pesto também pode ser congelado pronto (basta colocar em forminhas de gelo, levar ao congelador e, quando ficar firme, retirar da forma e guardar em sacos plásticos bem fechados — para utilizar, descongele na geladeira de um dia para o outro)

Coloque o molho em um prato ou refratário, arrume a burrata no centro e complemente com os cubos de tomate. Tempere com sal, pimenta do reino a vontade — use, de preferência, uma moída na hora que fica com o sabor incrivelmente melhor — e um generoso fio de azeite.

Caso prefira, deixe o molho pronto e os tomatinhos picados na geladeira (em potes com tampas) e monte o prato na hora de servir, com a burrata em temperatura ambiente.

Sirva o prato acompanhado de torradas ou fatias de pão. Como o queijo é bem cremoso dentro da película externa, cada um pode ir pegando um pouco dele e do molho com uma espátula para colocar sobre o pão.

Esta quantidade é suficiente para duas pessoas como entradinha. Se quiser, complemente o prato com folhas verdes em volta da burrata com pesto.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram