Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Sopa de milho com batata e bacon (receita de corn chowder)

Sopa de milho com batata e bacon (receita de corn chowder)

Não sei como é com vocês, mas no inverno eu chego em casa do trabalho morrendo de fome e de vontade de tomar um banho quentinho e me jogar embaixo das cobertas, nem que seja no sofá. Aí, para vencer a inércia de pedir uma pizza (e ter que sair no frio para buscá-la na porta), costumo rechear meu congelador de atalhos.

Nesta época ele fica lotado de caldo de legumes caseiro e de vegetais práticos congelados (como as ervilhas, o espinafre, o brócolis, a cenoura, o salsão e, claro, o milho). Faço isso porque é só colocar uma panela no fogo e descongelar o caldo com um legume e está pronta uma sopa.

Você pode complementar com outros ingredientes também práticos de se ter na despensa ou no congelador (grão de bico ou feijão cozidos, macarrão, carnes e etc.) ou só bater com um pouco de creme de leite e tem um jantar caprichado e facílimo de preparar. Basta juntar queijo ralado para finalizar e um vinhozinho que a noite está resolvida.

Esta sopa de milho com batata e bacon, ou corn chowder, em inglês, é uma receita super tradicional norte-americana. Um delicioso ensopado de milho, com caldo de legumes, cubos de batata, cebola, salsão e bacon, bem caprichada para repor as energias depois de um dia de trabalho.

O que acha da sugestão?

Sopa de milho com batata (receita de corn chowder)

1/4 de xícara de bacon em cubos não muito grandes
1 cebola média em cubos
1 colher de sopa de manteiga
1 e 1/2 xícara de milho verde (fresco ou congelado)
1 batata média em cubos
1 talo de salsão fatiado fininho
2 xícaras de caldo de legumes
1 xícara de leite
1/2 xícara de queijo ralado (parmesão, cheddar, muçarela, provolone)
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o bacon com a manteiga para dourar. Junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Acrescente o salsão e o milho e deixe cozinhar por uns 4-5 minutinhos.

Dica: eu gosto de comprar milho orgânico (infelizmente quase todo milho cultivado aqui no Brasil é transgênico, por isso prefiro pagar um pouquinho a mais nesse caso), debulhar ou cortar da espiga. Aí coloco em uma panela com bastante água fervente, uma pitadinha de sal e cozinho por 10 minutinhos. É só escorrer, esperar esfriar, separar porções em saquinhos plásticos e congelar por até 3 meses. O milho pode ir direto para a panela, ainda congelado.

Adicione, então o caldo de legumes, o leite e espere ferver. Enquanto isso, separe cerca de 1/3 da batata (eu escolho os pedaços mais irregulares para isso) e os outros 2/3, que seriam os cubos mais quadradinhos, vão para a panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 a 12 minutos (as batatas precisam estar al dente).

Bata no liquidificador as batatas separadas com umas 2 conchas do líquido da panela e metade do queijo. Junte o creme à panela e misture bem.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva a sopa de milho com batata e bacon em seguida com o restante do queijo por cima.

Estas quantidades servem bem duas porções de sopa de milho com batata e bacon.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: