Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Peixes e frutos do mar / Risoto de patinhas de caranguejo

Risoto de patinhas de caranguejo

Este risoto de patinhas de caranguejo faz parte da bagagem de sabores e influências culinárias que trouxe das minhas férias em Belém. Foi uma experiência riquíssima que ainda não consegui esquecer — e nem sei se irei esquecer!

É uma adaptação da receita italiana de risoto só que feita com ingredientes muito típicos do Norte do nosso Brasil: as patinhas de caranguejo, o tucupi e o jambu (aquela erva que faz a boca “tremer”). Uma mistura entre o lá e o cá que deu muito certo e virou um banquete especial!

Como não poderia deixar de ser, foi mais uma aventura gastronômica dividida com a Vivian, do blog Francinha Cooks. Uma experiência que nasceu da minha visita à loja Combu, em São Paulo, onde consegui os ingredientes. Não tenho nenhum tipo de vínculo com eles, mas é um paraíso para quem foi ao Pará e se encantou com a comida de lá (que é tão difícil de ser encontrada por aqui). Por isso acho que vale a dica, principalmente porque sei que não é fácil conseguir todos os itens necessários para preparar este prato aqui no Sudeste.

Mas voltando ao risoto, preciso dizer que é um dos mais gostosos que já provei na vida (e olha que eu sou louca por risotos, já provei e preparei inúmeras receitas diferentes)! Ele fica super cremoso e com uma combinação tão interessante de sabores que até eu, que sou chata com repetecos de cardápio, comeria bem feliz um pratão dele por uns três dias seguidos, sem nem pestanejar.

Resumindo, experimente. Você não saberá o que está perdendo até provar esta maravilha!

Risoto de patinhas de caranguejo

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picadinha
200g. de patinhas de caranguejo (apenas a carne)
1 xícara de arroz arbório ou carnarolli
+/- 3 xícaras de tucupi
1 dente de alho bem amassadinho
2 colheres de sopa de jambu picadinho
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o tucupi com o alho e deixe ferver por 30 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira untada com azeite e doure as patinhas de caranguejo até dourar os dois lados. Coloque as patinhas aos poucos para não esfriar a frigideira, até dourar todas. Reserve quatro para decorar os pratos e desfie as demais, tirando bem todos os ossinhos.

Depois, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem a gordura. Regue o arroz refogado duas colheres de sopa do tucupi, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Após isso, vá colocando uma concha do tucupi e misturando de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo que sobraram após a fervura. Adicione a carne do caranguejo e o jambu e mexa para integrar tudo muito bem ao risoto.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam e deixem o risoto cremoso (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e tempere com sal e pimenta do reino, se precisar.

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções do risoto de patinhas de caranguejo nos pratos e finalize com as patinhas reservadas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Iris

    /

    Será que, ao invés de usar as patinhas pra desfiar, não posso usar a carne do caranguejo? Daí usaria as patinhas apenas para decoração.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Iris, pode usar a carne do caranguejo. A carne das patinhas são mais saborosas, mas o resultado vai ser bem próximo. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram