Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Risoto de frango com legumes

Risoto de frango com legumes

Risoto de frango com molho de tomate era uma receita tradicional da Vó Nair. Feita em ocasiões especiais, levava o arroz agulhinha comum, cozido do método tradicional com todos os ingredientes juntos. O resultado era um arroz bem soltinho, tingido de vermelho, e com pedaços de frango se desfazendo.

Em um dia preguiçoso, sem nenhuma receita planejada, mergulhei no freezer em busca de alguma inspiração e encontrei frango desfiado, tomate pelado e picado, além de cubinhos de cenoura e de salsão. Foi o que eu precisava para relembrar da preparação tão reconfortante.

Resolvi preparar este risoto de frango com legumes usando a técnica italiana para fazer risotos, porque eu realmente prefiro o arroz mais al dente e suculento, e o resultado não decepcionou — pelo contrário!

Segundo meu pai, virou um risoto de canja. Não concordo, mas juro que o abraço no estômago foi bem parecido! <3

Risoto de frango com legumes

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picadinha
1/4 de xícara de legumes picados (usei salsão e cenoura)
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho tinto seco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
+/- 1 xícara de frango cozido e desfiado (veja AQUI como fazer)
1 xícara de tomates pelados (veja AQUI como fazer)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Junte os legumes e deixe refogar por mais uns 2 ou 3 minutos.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque.

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até quase secar novamente. O arroz deve ficar quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Com uma das últimas conchas de caldo, junte o tomate picado, misture e espere o caldo engrossar. Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), adicione o frango, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Sirva o risoto de frango em seguida, sem deixar que esfrie — se quiser, salpique salsinha bem picada por cima e/ou queijo ralado. Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram