Você está aqui:  / Massas e molhos / Receita de mac ‘n’ cheese com bacon

Receita de mac ‘n’ cheese com bacon

A receita de mac ‘n’ cheese é um clássico da cozinha americana, que aparece sempre em filmes e séries. É um creme de queijos super caprichado que envolve um macarrãozinho básico. Sim, irresistível!

Nos dias mais friozinhos, é um abraço em forma de comida. E, com essa chuvinha de bacon por cima, não tem coisa melhor.

Esta versão é uma opção um pouco mais tradicional. Para prepará-la, usei um pedaço de queijo cheddar defumado que trouxe dos Estados Unidos. Mas se você não encontrar, sugiro usar pelo menos uma parte de queijo do reino, aquele bem amarelo com casca avermelhada, também conhecida como queijo cuia aqui no Brasil. Ele substitui bem o cheddar e também dá a cor característica ao prato.

Aproveite essas noites mais frias para se aquecer em uma tigelinha cremosa dessa!

Receita de mac ‘n’ cheese com bacon

2 porções de macarrão caracol/serpentini (ou outro corte curto de massa)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
1 xícara de queijo ralado (cheddar* ou do reino ou parmesão ou metade de cada)
1 colher de chá de molho de mostarda
1 pitada de noz moscada ralada
1 colher de chá de páprica doce
4 colheres de sopa de pão amanhecido ralado ou de farinha de rosca
Sal e pimenta do reino a vontade
+/- 2 colheres de chá de manteiga para untar
Bacon picadinho e frito até ficar crocante (opcional)

Cozinhe o macarrão pela metade do tempo indicado na embalagem.

Enquanto isso, separe 5 colheres do sopa de queijo ralado e misture com o farelo de pão/farinha de rosca e as ervas finas. Reserve.

Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa para cozinhar até começar a borbulhar. Adicione o leite aos poucos, misturando bem para não empelotar. Tempere com pimenta do reino a vontade e, quando começar a engrossar, coloque o restante do queijo, a mostarda, a noz moscada e a páprica no creme. Continue mexendo até o queijo derreter e ficar um molho espesso. Experimente e, se precisar, corrija o sal.

Envolva o macarrão com o molho e coloque-o em um refratário que possa ir ao forno untado com um pouquinho de manteiga. Distribua por cima a mistura de queijo com pão/farinha de rosca (e, se quiser, o bacon) e leve ao forno pré-aquecido em 280°C por 15 a 20 minutos ou até gratinar.

Sirva em seguida. Esta quantidade rende duas boas porções.

*Dica: para sua receita de mac ‘n’ cheese use queijo cheddar de verdade ralado (você o encontra em grandes redes de supermercados) e não aqueles molhos em pó ou pasta para que o creme não fique com sabor muito forte ou artificial. Na falta do cheddar, use o queijo do reino ou apenas o parmesão.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram