Você está aqui:  / Aves / Filé de frango à jamaicana com abacaxi e bacon

Filé de frango à jamaicana com abacaxi e bacon

FrangoAJamaicanaComAbacaxiEBacon_CozinhandoPara2ou1

Até pouco tempo eu não suportava nem a IDEIA de misturar comida salgada com qualquer coisa doce, achava nojento e não queria nem olhar direito para ela. Só que um belíssimo dia me dei conta de que eu simplesmente AMAVA Banana a milanesa. Ou seja, banana é doce e eu comia junto com arroz e feijão salgadinhos e achava tudo muito lindo e maravilhoso. Pronto: preconceito derrubado, um mundo completamente novo e repleto de combinações incríveis.

Depois disso, nunca mais parei de experimentar receitas que misturam toques adocicados aos pratos principais e este é um deles. Fazia anos que não repetia esta delícia, mas fiz dias desses em casa e é claro que não poderia deixar de trazê-la para cá. Uma sugestão que equilibra bem os sabores do frango e do bacon com o abacaxi e um leve toque apimentado. Dica boa para transformar ingredientes simples em uma refeição caprichada e diferente — mais um item na nossa lista de Receitas especiais com filé de frango!

Não tenho muita intimidade com a culinária da Jamaica, mas a única refeição com essas origens que eu provei foi em um restaurante quando ainda morava em Berlim: um prato de frango com bacon e molho agridoce e apimentado de abacaxi. Foi daí que tirei a inspiração para esta combinação e por isso que coloquei a menção à moda jamaicana de servir o frango no título. Caso esteja muito enganada, por favor me corrijam. 😉

Frango à jamaicana com abacaxi e bacon

3 ou 4 filés de frango grandes mas finos
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
2 colheres de sopa de limão espremido
1 colher de sopa de páprica defumada ou picante
1 colher de chá de hortelã fresca picada ou desidratada
1 colher de café de pimenta calabresa desidratada
1 colher de chá de açúcar mascavo
6 ou 8 tiras de abacaxi (corte fatias de +/- 0,5cm. e depois as tiras)
3 ou 4 tiras de bacon
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece temperando os filés de frango já limpos (sem nervos e excesso de gorduras) com o alho, o limão, a páprica, a hortelã, a pimenta calabresa, o açúcar mascavo, um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Misture bem, cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos meia hora.

Enquanto isso, corte o abacaxi e separe o bacon e palitinhos de dente.

ComoFazerFrangoAJamaicana_CozinhandoPara2ou1

Depois da pausa, pegue cada filé de frango, coloque 2 tiras de abacaxi em uma das pontas (a mais larga) e comece a enrolar. Então, enrole com uma fatia de bacon e prenda as pontinhas com palitos de dente. Arrume em um refratário ou assadeira e repita com os outros filés de frango.

Leve ao forno preaquecido em 180°C por mais ou menos 30 minutos ou até que o frango esteja cozido e o bacon, dourado.

Sirva em seguida (sem os palitos de dente, para evitar acidentes!). Esta quantidade serve duas pessoas.

Eu acompanhei com uma salada de folhas e castanhas de caju.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

6 − 4 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram