Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Sem glúten / Canapés superlight de salmão defumado no pepino

Canapés superlight de salmão defumado no pepino

CanapeDeSalmaoDefumado_CozinhandoPara2ou1

Não me canso de repetir que comida light não tem que ser sem graça. Existem inúmeras formas de deixar uma comidinha leve gostosa: ervas e especiarias, combinações de ingredientes com sabores e texturas diferentes e principalmente cores e perfumes, entre tantos outros.

Este canapezinho é muito leve, feito com ingredientes nutritivos e saudáveis. Além de lindos, ficam super saborosos. Esta dica ótima para quem exagerou no Carnaval e quer voltar à reeducação alimentar com o pé direito é da Dani, do Cozinha Travessa, e me apaixonei à primeira vista. Aliás, quase nunca consigo publicar aqui as receitas assim que as posto no Instagram (já segue o @cozinhandopara2ou1?) mas, como estava de folga em casa, consegui editar as fotos rapidinho e montar o post. 😉

Canapés superlight de salmão defumado no pepino

1 pepino japonês
1 pacote de salmão defumado (100g.) ou 1 lata de salmão em conserva
3 a 4 colheres de sopa de queijo cottage ou creme de ricota light
1 colher de sopa de cebolinha picada grosseiramente (opcional)
1 colher de chá de wasabi/raíz forte (opcional)
Gergelim preto para servir
Sal pimenta do reino a vontade

Como não encontrei o salmão em lata, usei o defumado, geralmente vendido congelado. Então, coloquei-o com 3 colheres de creme de ricota, a cebolinha e o wasabi (gosto de tudo muito bem temperadinho, por isso acrescentei esses dois itens à receita da Dani) no processador e bati até integrar tudo muito bem. Para o salmão em conserva, escorra bem o óleo, junte com os outros ingredientes em um bowl e vá amassando com um garfo até obter a textura de um patê.

Se precisar, acrescente mais uma colher de cottage ou creme de ricota. Depois tempere com sal e pimenta do reino.

Caso não vá servir na hora, sugiro guardar o patê em um pote bem fechado e manter na geladeira.

ComoFazerCanapeDeSalmaoDefumado_CozinhandoPara2ou1

Na hora de servir, lave bem o pepino e corte rodelas não muito finas nem muito grossas. Elas farão o papel das nossas “torradinhas” do canapé. Se estiverem muito úmidas, seque-as bem com papel toalha. Arrume-as em um prato ou travessa para servir.

Coloque um pouco do patê de salmão sobre cada rodela de pepino e finalize com o gergelim.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como um jantarzinho leve ou até umas 6 como entradinha. Como sempre, para complementar a refeição, prepare uma bonita salada de folhas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram