Você está aqui:  / Matinais / Sanduíches / Como fazer pão na chapa com casquinha de requeijão

Como fazer pão na chapa com casquinha de requeijão

Pão na chapa com requeijão na entrada é um clássico dos cardápios de padarias em São Paulo. O “na entrada” significa que o requeijão vai pro pão quando ele entra na chapa, ou seja, o requeijão é tostadinho na chapa com o pão. Há também a opção do requeijão “na saída”, em que ele entra no pão já chapeado com manteiga e ele chega somente derretido até a mesa, sem a casquinha.

Acho que nem preciso contar qual é o meu preferido, né? 🙂

Bom, não sei se você já sabe, mas aos finais de semana, quando tenho tempo para caprichar mais no café da manhã, aproveito para curtir esse momento que eu tanto amo. Não sei também se você sabe, mas como muita gente comentava nas fotos que eu publicava no Instagram, como esta aí em cima, resolvi criar uma hashtag para que essas pessoas e quem mais quisesse pudesse acompanhar o #DesjejumCP2ou1 e se inspirar com ideias diferentes para variar o cardápio da primeira e mais importante refeição do dia.

Uns dias atrás, fiz este pão na chapa super especial e fiquei pensando se valia a pena compartilhar como fazer pão na chapa com casquinha de requeijão. Perguntei lá e o retorno foi mais ou menos o que eu esperava: muita gente achou que seria interessante, apesar de não ser bem uma receita.

Como o pedido de vocês é uma ordem para mim, cá estou eu com a dica. Espero que façam bom proveito! 😉

Como fazer pão na chapa com casquinha de requeijão

1 pão francês ou baguete
2 colheres de sopa de requeijão

Um dos segredos é usar um pão bem fresquinho. Corte-o ao meio no sentido do comprimento.

Em cada metade do pão, espalhe uma camada bem generosa de requeijão (se só espalhar um pouquinho na superfície não vai formar a casquinha) mas não exagere muito senão vai derreter tudo e vai fazer uma lambança na frigideira.

Dica: sim, você pode usar o requeijão caseiro (veja AQUI como fazer) ou o Requeijú (uma versão vegana feita com castanhas, veja AQUI como fazer). Se quiser, pode ser o requeijão industrializado mas vale a pena escolher um que não tenha amido nem muitos ingredientes estranhos. E não, não dá certo com o requeijão light  nem creme de ricota pois a textura é muito diferente.

Aqueça bem uma frigideira, de preferência com fundo grosso (precisa ficar bem quente mesmo). Coloque o pão com o requeijão para baixo com cuidado pois o requeijão vai derreter e pode espirrar. Quando começar a dourar a casquinha por baixo, desligue o fogo. Espere mais uns 2-3 minutos ou até que pare de borbulhar para que a casquinha não solte do pão.

Com uma espátula, vá desgrudando as bordas do requeijão e soltando da frigideira com cuidado. Sirva em seguida pois se esfriar, a casquinha não fica tão gostosa! 😉

Se quiser, você pode passar um pouco de manteiga no pão e passar na frigideira quente antes de acrescentar o requeijão.

Estas quantidades rendem uma porção.

Aproveite que já aprendeu como fazer pão na chapa com casquinha de requeijão para caprichar ainda mais nos seus cafés da manhã em casa. Siga a hashtag #DesjejumCP2ou1 e inspire-se também! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram