Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Estrogonofe de camarão

Estrogonofe de camarão

Estrogonofe é um prato que sempre agrada, independente da ocasião. Além de fácil, pede acompanhamentos super simples como arroz e batata frita e, para variar, é só escolher entre a carne ou o frango. Pois é, fiquei nessa regra a vida inteira e justo eu, que amo variar o cardápio sempre, nunca tinha comido nem feito estrogonofe de camarão, vejam só!

Eis então que já tinha uma ótima justificativa para experimentar este prato tão brasileiro, não acha?

Eu achei, providenciei os ingredientes e mergulhei na aventura de descobrir um prato novo no meu repertório. Nem precisa dizer que adorei fazer e muito mais comer, né?

E já que o tema do almoço era inovação, para complementar o prato, escolhi acompanhamentos bem coloridos: Arroz de brócolis e Chips de batatas doces roxa e laranja. Uma coisa linda e com cinco cores, né, nutris? 😉

Estrogonofe de camarão

300g. de camarões limpos (de preferência não muito pequenininhos)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 colher de sopa de mostarda
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 colher de sopa de maisena dissolvida em 2 colheres de sopa de água fria
100g. de champignons
200g. caixinha de creme de leite
Sal e pimenta do reino a vontade

Limpe bem os camarões, tirando a casca e aquela veia preta nas costas deles e enxugue com um papel toalha.

Refogue a cebola e o alho na margarina derretida com o azeite. Acrescente os camarões, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar até mudar de cor. Retire-os da panela e reserve-os.

Adicione a cebola e o alho e deixe refogar até que estejam transparentes. Junte os cogumelos, o extrato de tomate, a mostarda e o molho inglês e misture bem. Vá despejando a mistura de maisena e água aos poucos, mexendo sempre para começar a engrossar.

Retorne os camarões à panela e acrescente o creme de leite, em fogo baixo, misturando para incorporar bem. Não deixe ferver pois o creme de leite pode desandar.

Sirva seu estrogonofe de camarão em seguida, acompanhado de arroz (na foto, Arroz de brócolis) e batata frita, palha ou chips (na foto, Chips de batatas doces roxa e laranja).

Estas quantidades servem bem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram