Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Como fazer guioza ou gyoza (receita de massa, recheio e molho)

Como fazer guioza ou gyoza (receita de massa, recheio e molho)

Como fazer guioza sempre foi um mistério para mim. Muitas e muitas vezes que comi tentei identificar todos os ingredientes e confesso que nunca consegui.

Enfim, poucas coisas me deixam mais feliz do que conseguir reproduzir em casa meus pratos preferidos em restaurantes. Estes guiozas, os pastéizinhos chineses que eu tanto amo, são um belo exemplo disso!

Precisa de planejamento, sim. Precisa também de um pouco de sorte para conseguir encontrar todos os ingredientes necessários, fresquinhos e gostosos, no dia que você quer. E de muita disposição para literalmente botar a mão na massa, no recheio, no molho… para dobrar e fechar o bolinho do jeito certo a fim de evitar que a massa abra depois. Aí tem que fritar, cozinhar no vapor e finalmente experimentar para ver que ficou, sim, uma delícia. E a parte mais gostosa é ter conseguido completar a missão!

Um desafio meu comigo mesma mas que me deixa super satisfeita. Pode parecer bobo pra você, pode até ser bem desnecessário ter todo esse trabalhão para comer uma porçãozinha de guioza já que há tantos tão bons por aí. Porém acho que vocês já sabem que este é um dos meus passatempos preferidos, né?

Não sei se algum dia vou fazer de novo mas não é que eu consegui, gente. Vamos ficar felizes junto comigo! :)30

Como fazer guioza ou gyoza (receita de massa, recheio e molho)

Como fazer guioza ou gyoza — a massa:
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de água quente (pode precisar de um pouco mais ou menos)
1 pitadinha de sal

Como fazer guioza ou gyoza — o recheio:
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
200g. de carne suína ou bovina moída (usei lombo de porco)
1/2 xícara de repolho branco fatiado
1/2 cebola roxa picadinha
2 colheres de sopa de nirá picadinha (ou cebolinha)
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de molho shoyo (ou de tucupi preto)
1 colher de chá de açúcar (usei o mascavo)
Sal e pimenta do reino a vontade

Como fazer guioza ou gyoza — o molho e a finalização:
2 colheres de sopa de molho shoyo (ou de tucupi preto)
1 colher de sopa de saquê mirin
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 colher de chá de gergelim torrado
Opcional: cebolinha ou nirá bem picadinha

Coloque a farinha em uma tigela grande e misture aos poucos a água, usando uma colher de pau ou espátula para misturar. Você precisa obter uma massa firme, que não gruda na mão (por isso não use água demais). Se precisar, coloque um pouquinho mais de trigo.

Transfira a massa para uma superfície limpa e seca e amasse-a por uns 5 minutos até que ela fique lisa e mais elástica. Embrulhe a massa com um saco plástico e deixe descansar por 1 hora. Este tempo é essencial para que a massa fique mais fácil de abrir e manusear para ser fechada.

Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque no processador a carne, o repolho, a cebola, o nirá, o gengibre, o shoyo e o açúcar, com uma pitada de sal e de pimenta do reino (se preferir, use da branca). Processe bem até obter uma pasta homogênea e reserve.

Espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície limpa e seca. Abra a massa o mais fino que conseguir, com um rolo ou na máquina de macarrão, e corte círculos (eu usei a boca de um pote plástico com mais ou menos 10cm. de diâmetro). Enfarinhe um pouco cada círculo de massa e coloque um sobre o outro.

Recheie cada massa com pouco mais de 1 colher de sopa do recheio e, com cuidado, vá dobrando as pontinhas e fechando muito bem cada guioza.

Aqueça uma frigideira com um fiozinho de óleo de gergelim em fogo baixo. Arrume os guiozas formando um círculo e espere dourar a parte de baixo dos guiozas. Regue com 1/4 de xícara de água filtrada e abafe com uma tampa até a água secar — é isso que vai cozinhar a massa.

Sirva em seguida acompanhado do molho (é só misturar todos os ingredientes). Se quiser, salpique os guiozas com cebolinha ou nirá bem picadinho.

Estas quantidades rendem cerca de 20 guiozas. Se quiser, congele os guiozas antes de cozinhá-los. Arrume-os em uma assadeira e leve ao congelador. Quando estiverem durinhos, coloque em um saco plástico, feche bem e conserve congelado por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram