Você está aqui:  / Aves / Tortas e quiches / Torta de frango com bacon

Torta de frango com bacon

Sou super fã de tortas porque basta acompanhar com uma boa salada e uma refeição completa está pronta. Uma solução gostosa, prática e super fácil de preparar,

Fazia algum tempo que não fazia uma torta assim, mas foi o destino ao qual cheguei após investigar o congelador. Tinha frango desfiado e um último pedaço de um bacon artesanal que me chamaram. Pensei logo em misturá-los em um recheio para uma massa crocante.

As folhas coloridas que comprei na feira combinadas com tomatinhos, simplesmente temperados com sal, azeite e limão fecharam o prato. Olha só que delícia!

Torta de frango com bacon

Para a massa de torta:
1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
1 colher de chá de sal
80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio da torta de frango com bacon:
150g. de frango cozido e desfiado (veja AQUI como fazer)
50g. de bacon em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho
2 ovos
1/2 xícara de creme de leite
Sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado (opcional)

Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.

Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo ou garrafa e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar). Com um garfo, fure a massa para evitar que a base estufe. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.

Enquanto isso, aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar a gordura. Quando começar a dourar, coloque o alho para refogar por uns 2 ou 3 minutinhos. Junte o frango e vá mexendo até integrar bem tudo.

Em uma tigela, quebre o ovo e bata com o creme de leite, usando um garfo, para obter um creme homogêneo. Misture ao frango com bacon, prove e, se precisar, corrija o sal e a pimenta do reino. Recheie a massa preassada (eu salpiquei um pouco de queijo ralado, mas não é essencial).

Retorne ao forno até que a superfície esteja firme e levemente dourada. Retire do forno e sirva em seguida.

Esta torta de frango com bacon rende entre 4 e 6 pedaços. Eu costumo acompanhar de uma bela salada e a refeição está resolvida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram