Você está aqui:  / Acompanhamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Purê de batata doce roxa

Purê de batata doce roxa

Que eu tenho um fraco com comidas bonitas não é novidade, vivo repetindo isso por aqui. E a queridinha do momento é a batata doce roxa.

Fazia muito tempo que estava atrás dela e cheguei a trazer algumas da minha última visita ao Mercado de Pinheiros. Aí uns dias depois descobri uma barraquinha de orgânicos que sempre tem e agora quero ter pratos roxos e pink na mesa toda toda semana! Mas me diz: tem como resistir a essa cor linda?

A gente alimenta os olhos enquanto não prova o prato e eu já fico feliz antes mesmo de colocar a comida na boca. Esta é uma das preparações mais básicas para ela: purê de batata doce roxa. Tem sabor levemente adocicado que combina com qualquer coisa: de cogumelos salteados a carnes assadas e peixes. Um “up” para qualquer almoço ou jantarzinho básico. Aproveita!

Purê de batata doce roxa

250g. de batata doce roxa em cubos médios
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/4 xícara de leite
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a batata doce em uma panela com bastante água e leve ao fogo alto. Quando ferver, coloque uma colher de sopa de sal e deixe cozinhar até que a batata doce esteja macia (cerca de 15 a 20 minutos). Escorra e amasse a batata em um amassador ou com o garfo mesmo. Se quiser o purê mais fino, bata bem com um mixer.

Derreta a manteiga em uma panela e refogue rapidamente o alho, sem deixar dourar. Coloque a batata amassada e acrescente o leite. Misture para integrar bem todos os ingredientes. Prove e tempere com sal e pimenta a gosto.

Sirva em seguida o purê de batata doce roxa. Eu servi com um fiozinho de azeite e pimenta moída na hora.

Estas quantidades servem bem entre duas e três porções, dependendo dos complementos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • CHEF EM CASA Receitas

    /

    Acho linda essa cor que a batata roxa deixa no purê. Magnífica.
    om

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: