Você está aqui:  / Carnes / Sopas, cremes e caldos / Minestrone (sopão italiano de carne com legumes)

Minestrone (sopão italiano de carne com legumes)

Minestrone significa literalmente “sopão”, traduzindo do italiano. É um tradicional caldo de carne enriquecido com muitos legumes, feijão branco e espaguete quebradinho. Beeem diferente, aliás, daquela sopa de pózinho que a gente encontra em pacotes no supermercado — é muitíssimo mais gostosa e incomparavelmente nutritiva.

Sua origem remete à época de guerra, quando o acesso aos alimentos ficou difícil, então o governo da Itália disponibilizava o que estava disponível para que fossem preparados enormes caldeirões desta sopa reforçada, que era distribuída nas praças para os cidadãos. Então a receita variava de acordo com o que tinha, mas o objetivo era ter sempre uma refeição reforçada, que muitas vezes era a única do dia para muitas famílias.

A guerra acabou, o cultivo e a distribuição de alimentos voltou ao normal, mas o tal sopão (ou minestrone) continuou sendo uma alternativa prática de aproveitar melhor a comida nas casas italianas. Por isso, existem inúmeras variações desta receita, que usam os restinhos e sobras para preparar um prato caprichado, que sempre reaparece na minha casa para aquecer as noites frias e fortalecer o organismo, protegendo das gripes e dos resfriados.

Receitinha do minestrone da bisnonna Julieta, matrona da minha família Carpinelli. Espero que faça sucesso também na sua família. <3

Minestrone (sopão de carne com legumes)

50g. de bacon (toicinho defumado)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassado
200g. de carne em cubos (acém ou fraldinha, de preferência)
1 talo de aipo picadinho
1 lata de tomates pelados picados
1 xícara de vinho seco (tinto ou branco)
2 xícaras de caldo de legumes, de galinha ou de carne (clique AQUI para ver como preparar em casa)
2 xícaras de legumes em cubinhos (cenoura, batata, mandioquinha, abobrinha, chuchu, vagem etc.)
1 xícara de feijão branco cozido e escorrido
1/2 xícara de macarrão para sopa cozido
1 punhado de cheiro verde bem picadinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar a gordura. Quando começar a dourar, junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente.

Acrescente a carne e deixe refogar todos os lados até mudar de cor e começar a dourar. Adicione o alho e o aipo e deixe cozinhar até começar a amolecer. Despeje o tomate, o vinho e o caldo, misture e tampe. Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.

Coloque os legumes picados, tampe novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções para que fique al dente (tradicionalmente usa-se o espaguete quebradinho, mas pode ser qualquer outra massa curta).

Junte o feijão e a massa à sopa, misture e prove para acertar o tempero (sal e pimenta do reino). Finalize com o cheiro verde picadinho.

Sirva o minestrone em seguida com parmesão ralado e fatias de pão ou torrada. Estas quantidades servem três boas porções.

Geralmente em casa sobra uma porção quando comemos este minestrone em duas pessoas, mas é possível guardar em geladeira por até três dias ou então congelar a porção a mais (para isso, prepare a sopa sem o macarrão e deixe para acrescentá-lo somente na hora de servir, assim ele não fica muito mole).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram