Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Massas e molhos / O III Encontro Gourmet e um Pipe rigate com batatas, queijos e bacon

O III Encontro Gourmet e um Pipe rigate com batatas, queijos e bacon

3EncontroGourmet_CozinhandoPara2ou1

Sábado foi dia de festa para os foodbloggers brasileiros: aconteceu o III Encontro Gourmet, evento anual que reúne blogs e canais de comunicação online voltados para a Gastronomia. Mais de 130 responsáveis pelos sites e seus acompanhantes participam de um dia de palestras, workshops e degustações especiais enquanto se conhecem pessoalmente e confraternizam.

Como este ano o EG foi no campus Alain Ducasse da Estácio, tivemos uma estrutura excelente para oficinas especiais, em que colocamos a mão na massa, literalmente, com receitas e produtos Barilla, União e Camil. Além disso, também aconteceram duas experiências incríveis: uma aula com o chef David Mansaud, do corpo de professores da Estácio, sobre “Cuisine du Marché” e a atividade “Cozinhando às Cegas”, proposta pela chef Dani Padalino da Banqueteria Nacional.

No espaço Bistrô, tivemos as Aulas-show dos Queijos Palmyra (com um delicioso lombo recheado com queijo do reino Palmyra, tomate seco e espinafre e um cheesecake de Palmyra com goiabada), da Forno de Minas, da Castelo Alimentos, da LG, da Tupperware, dos Azeites Sandeléh (com um delicioso Risoto de Canjiquinha que com certeza farei em casa) e da La Pastina. Um dos destaques foi a da Baden Baden, com Samuel Hoshimo (Beer Somelier) que falou sobre Harmonização de Cervejas Especiais.

Além disso, o espaço estava repleto de stands destas e de outras marcas, com muitos produtos, dicas, receitas e equipamentos incríveis, como os da Kenwood e a Thermomix. Entre tanta coisa, destaco os drinks especiais da Class Bar e os queijos e frios deliciosos da All Food Importadora. Impossível não mencionar o espaço fofo da revista Casa e Comida, com lanchinhos deliciosos e atendimento simpático, e o lançamento do Empório A Casa Encantada, da querida Ariana.

Ah! E como se não bastasse tudo isso, no fim ainda ganhei uma Nespresso no sorteio. Por essas e outras que a gente fica o ano todo esperando pela próxima edição do EG. Que chegue logo 2015!

 

Pipe rigate com batatas, queijos e bacon

PipeRigateComBatatasQueijoEBacon_CozinhandoPara2ou1

Esta é a primeira receita, das que aprendi no III Encontro Gourmet, que irei reproduzir aqui. Ela fez parte da Esperienza Barilla, em que o chef Paulo Turziani nos passou truques e dicas super interessantes durante o preparo.

Os participantes da oficina foram divididos em grupos e, no meu, estavam também a Ameli (Culpada, Confesso) e a Vivian (Francinha Cooks), que aparecem com a mão na massa na foto maior do passo a passo. 🙂

Esta é uma receita super tradicional Italiana e não muito conhecida por aqui — também estranhei quando chegamos às bancadas e vi batatas ao lado do macarrão, mas elas dão uma textura surpreendente ao molho. Preparado em uma única panela, o prato fica bonito, perfumado e incrivelmente saboroso.

IngredientesPipeRigateComBatatasEQueijos_CozinhandoPara2ou1

2 porções de massa (Pipe rigate)
300g. de batatas cruas cortadas em cubos
100g. de queijos ralados (parmesão e provolone)
50g. de bacon em fatias
3 folhas de manjericão
1 raminho de alecrim
1/2 cebola grande
1 dente de alho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Queijo ralado para servir

Aqueça uma frigideira alta ou panela e doure as fatias de bacon até quase ficarem crocantes. Retire-as, pique-as e reserve-as.

Na mesma frigideira, coloque a cebola e o alho para refogar com o alecrim, sem misturar, até que comecem a dourar (mas atenção para não queimar). Se for necessário, acrescente um pouco de azeite.

Coloque a batata, mexa e coloque água suficiente para cobrir a batata. Deixe cozinhar até que a batata comece a ficar macia.

ComoFazerPipeRigateComBatata_CozinhandoPara2ou1

Acrescente a massa, um pouco mais de água e vá misturando. O cozimento da massa deve ser mais ou menos como o de um risoto, sempre mexendo para que o amido do macarrão e da batata vá se soltando e engrossando o molho. À medida que for necessário, acrescente mais água, com cuidado para que não vire uma sopa. Enquanto mexe, vá amassando os pedaços de batata.

O legal de usar o macarrão Pipe rigate é que este formato permite que o molho entre no orifício e não saia, o que deixa a massa ainda mais saborosa. Mas, se quiser, substitua por outro corte.

Quando a massa estiver al dente, desligue o fogo e acrescente os queijos ralados, metade do bacon e o manjericão e misture vigorosamente para que o queijo derreta e seja incorporado ao molho, como em um risoto. Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva com o restante do bacon por cima.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram