Você está aqui:  / Aves / Frango assado com bacon trançado

Frango assado com bacon trançado

Todo mundo sabe que este ano as coisas não foram fáceis para ninguém. Mas quem disse que não dá para preparar um belo jantar com ingredientes mais simples e fáceis de encontrar?

Esta é uma boa ideia para transformar o frango assado e vesti-lo de festa, com uma bela cobertura de bacon. Como cozinho para poucas pessoas, sempre escolho os mais leves, com pouco mais de 1 quilo, mas você pode calcular cerca de 200-250g. por pessoa (comendo bem) — sempre lembrando que dá para reaproveitar as sobras no almoço do dia seguinte.

Aposto que todo mundo vai adorar este frango assado com bacon trançado e nem sentir falta das carnes mais caras, tradicionais das ceias.

Frango assado com bacon trançado

1 frango
1/4 de xícara de vinagre ou de limão espremido
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
2 colheres de sopa de ervas frescas bem picadinhas
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de vinho branco
Bacon fatiado para cobrir o frango (cerca de 150-200g.)
Sal e pimenta do reino a vontade

Na véspera, misture o vinagre ou limão, o alho, as ervas, sal e pimenta do reino e esfregue bem no frango, principalmente por baixo da pele (lembre-se de verificar se não há um saquinho com os miúdos dentro do frango e retirá-lo). Coloque-o em um saco plástico grande com o tempero, feche bem e deixe na geladeira durante a noite.

Pelo menos 2 horas antes de servi-lo, coloque o frango em uma assadeira, amarre as coxas com um barbante (para que não se soltem do corpo) e distribua pelotinhos da manteiga sobre ele. Despeje o vinho na assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 180ºC por cerca de 40 minutos a 1 hora para assar a carne (o tempo vai depender do seu forno e do tamanho do frango).

Retire o papel alumínio e aumente o forno para 220ºC. Sobre um pedaço grande de plástico filme, trance as fatias de bacon, formando um quadrado suficiente para cobrir o peito do frango.

Cubra o frango com o bacon trançado. Coloque fatias de bacon sobre as coxas e as asas, embrulhando-as.

Retorne o frango para o forno por mais 30-45 minutos ou até que esteja dourado. Sirva o seu frango assado com bacon trançado em seguida (lembre-se de retirar o barbante antes de leva-lo à mesa).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram