Risoto de bacalhau
Vocês já sabem que adoro um risoto, principalmente porque sou preguiçosa e ele resolve a refeição sozinho e sem muito trabalho. Sem contar que serve um prato bonito e sempre impressiona bem.
Todos os anos procuro incluir uma receita com bacalhau nas sugestões de #ReceitasDaCeia porque meu cunhado não come carnes vermelhas então a gente pensa em opções alternativas. E fica também como dica para quem também é fã de bacalhau.
Uma sugestão diferente para sua ceia ser deliciosa e ficar pronta em cerca de 20 minutinhos. Olha que maravilha!
Risoto de bacalhau
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
200g. de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de peixe ou de legumes (ou tabletes dissolvidos em água)
8 azeitonas pretas sem caroço
10 tomatinhos cereja cortados ao meio (opcional)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Azeite e brotos para servir (opcional)
Aqueça o caldo até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Junte o bacalhau (eu comprei já desfiado e congelado) e deixe refogar mais um pouquinho. Se precisar, coloque um fiozinho de azeite.
Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, quando estiver secando, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Caso queira, acrescente as azeitonas e os tomatinhos.
Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado e o cheiro verde. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).
Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções do risoto de bacalhau nos pratos e finalize com um fio de azeite. Se quiser, enfeite com brotinhos.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.