Você está aqui:  / Aves / Peru para 2: peito de peru assado com maple syrup

Peru para 2: peito de peru assado com maple syrup

Todo fim de ano é assim: chega o momento de pensar nas ceias e todo mundo começa a pedir receitas de peru. Mas, quando se cozinha para 2 ou 1, fica meio difícil consumir um peru inteiro, né?

É por isso que eu sempre acabo indo para o peito de peru (aquele peito de verdade, da ave mesmo — e não aquele embutido que muita gente pensa que é light mas na verdade é cheio de sódio e de aditivos químicos conservantes. Nesta época fica mais fácil encontrar nos supermercados o peito do peru, geralmente congelado. Já ensinei aqui a preparar o Peito de peru assado com abacaxi e desta vez trago uma receitinha ainda mais especial, um peru para 2: peito de peru assado com mapple syrup. Mas calma, se você não encontrar o xarope de bordo, aquela folha tradicional do Canadá, pode usar mel que fica uma delícia também.

Uma ave assada com superfície tostadinha e levemente adocicada e uma carne suculenta e saborosa. Aposto que você vai querer experimentar (ainda neste ano!).

Peru para 2: peito de peru assado com mapple syrup

1 peito de peru pequeno (cerca de 500g.)
1/4 de xícara de maple syrup (ou 2 colheres de sopa de mel + 2 colheres de sopa de água)
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 xícara de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a vontade

Como o peru já costuma vir temperado e eu não gosto do tempero, lavei bem e temperei depois com sal e pimenta do reino. Deu uma aliviada no sabor.

Misture, em uma tigelinha, o maple syrup ou mel, a manteiga e o alho até obter uma pasta homogênea. Espalhe metade desta pasta sobre todo o peito de peru (se tiver uma redinha em volta, pode deixar pois ela vai ajudar a manter a forma da carne).

Coloque o peru envolto na pasta de tempero em uma assadeira e despeje o vinho em volta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 1 hora.

Depois deste tempo, retire o alumínio e espalhe o restante da pasta de temperos sobre o peru. Retorne ao forno por mais 40 minutos, retirando a cada 10 minutos e regando com a calda que se forma na assadeira. Ao fim deste tempo, a superfície do peru deve estar dourada.

Retire do forno e sirva ainda quente. Lembre-se de cortar a redinha de volta, caso tenha. Eu acompanhei com o Cuscuz marroquinho com damasco e nozes.

Apesar de ser um peru para 2: peito de peru assado, esta quantidade serve bem entre 2 e 3 boas porções. (Dica: caso sobre, use o restante para preparar a Salada de macarrão com peru.)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Vânia Lamounier

    /

    Onde comprar o peito de peru? Tenho a impressão de que não é o peito de peru que usamos para sanduíches correto?
    Obrigada antecipadametne,

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram