Você está aqui:  / Carnes / Bisteca com feijão branco e brócolis

Bisteca com feijão branco e brócolis

Eu moro sozinha e, por mais que adore cozinhar, também tenho aqueles dias em que chego em casa cansada do trabalho desejando uma comidinha reconfortante, tipo comida de mãe, sabe? A vontade é tomar um banho, botar um pijama confortável e jantar logo.

Como não tem mamãe de prontidão para cuidar do fogão enquanto relaxo com a ducha de água quente, o jeito é se virar com receitas fáceis, rápidas e reconfortantes.

Esta bisteca com feijão branco e brócolis é uma ótima opção para esses dias. Uma refeição caprichada, completinha e super fácil e rápida de fazer, feita em uma panela só. Sem sobras e sem muita louça para lavar antes de ir dormir!

Mais uma dica especial da Rita Lobo. E já sabem, né? Receita dela não tem erro!

Bisteca com feijão branco e brócolis

1 bisteca de porco
3/4 de xícara de feijão branco cozido com o caldo
5 ramos de brócolis (floretes com parte do talo)
1/2 xícara de água
1 dente de alho amassado
1/4 de colher de chá de páprica
1 colher de chá de raspas de limão (opcional)
2 ramos de alecrim
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Tempere a bisteca com a páprica, o limão (se for usar), sal e pimenta a gosto. Misture bem para envolver a carne com os temperos e deixe em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes – assim a bisteca perde o gelo e absorve os sabores do tempero.

Corte o brócolis em floretes, mantendo cerca de 7 cm do talo. Divida os ramos maiores ao meio, no sentido do comprimento, para que cozinhem por igual. Lave os floretes e seque bem – eles devem estar bem sequinhos para chamuscar.

Leve uma frigideira média ao fogo médio. Atenção: utilize a menor chama do seu fogão para evitar de esquentar a frigideira em excesso. Quando aquecer, coloque os brócolis e deixe chamuscar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve o brócolis em um prato. Com cuidado, passe um papel toalha na frigideira para tirar os pedacinhos de brócolis tostados.

Volte a frigideira ao fogo médio, regue com cerca de 1/2 colher de sopa de azeite e coloque a bisteca. Deixe dourar por 1 minuto de cada lado para selar. Afaste a bisteca para a lateral da frigideira, junte o alho, os ramos de alecrim e mexa por 1 minuto apenas para perfumar.

Abaixe o fogo, acrescente o feijão e regue com a água e o caldo do feijão reservado (a bisteca continua no cantinho da frigideira). Raspe os queimadinhos do fundo da frigideira para dar sabor ao preparo. Tempere o feijão com uma pitada de sal e de pimenta do reino.

Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse levemente e a bisteca termine de cozinhar.

Desligue o fogo e transfira a bisteca com o feijão cozido para um prato. Disponha o brócolis chamuscado e regue com um fio de azeite. Sirva a seguir.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram