Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Chilli sem carne (sem soja, vegano)

Chilli sem carne (sem soja, vegano)

Arriba! Arriba! Hoje temos mais uma receitinha a la mexicana. Mais viagem por meio da culinária dos nossos hermanos, desta vez com um dos pratos mais populares em uma versão sem carne, 100% vegana.

Este delicioso chilli “sin carne”, que fiz, além do feijão e do molho apimentado, com pedacinhos de couve flor para dar mais textura e ainda acrescentar uns nutrientes de brinde. (Mesmo porque a gente não precisa de uma maçaroca processada cheia de aditivos para imitar carne, ainda que a indústria insista em vender isso como uma solução do futuro, né?)

Eu continuo não curtindo comer a couve flor sozinha, mas gostei bastante desta solução. “Esconder” ingredientes assim pode ser uma boa solução para incluí-los na nossa alimentação — afinal, quanto mais variada ela for, melhor!

Para acompanhar, fiz casquinhas tostadinhas de pão sírio porque ia ser muita função fazer os nachos. Poderia também servir com arroz e guacamole.

Chilli sem carne (sem soja, vegano)

1 cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
2 tomates pequenos sem pele e sem sementes cortados em cubinhos
1 e 1/2 xícara de feijão carioca ou vermelho cozido (sem o caldo)
3 colheres de sopa de extrato de tomate
1 pimenta dedo de moça com sementes picadinha
1/2 colher de sopa de páprica picante ou doce
1/2 couve flor
1 colher de chá de fumaça líquida ou em pó ou páprica defumada (opcional)
Molho de pimenta (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte a couve flor para separar em floretes (os pedaços não precisam ficar muito pequenos). Coloque-a no processador e vá pulsando até ficar tudo bem picadinho mas ainda em pedaços. Cuidado para não bater demais e virar um purê. Reserve.

Aqueça uma panela com um bom fio de azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho e deixe refogar até dourar. Em seguida, adicione o tomate, o feijão e o extrato de tomate, a pimenta e a páprica ao refogado.

Misture bem e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Coloque a couve flor, a fumaça líquida ou em pó e mexa. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Se quiser, acrescente também um pouco de molho de pimenta.

Esta quantidade rende duas porções. Sirva com nachos crocantes ou torradinhas de pão sírio como eu fiz (ou então um pacote de Doritos) e um pouco de sour cream e de guacamole. Se preferir, acompanhe somente com arroz branco e ovos fritos. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram