Você está aqui:  / Acompanhamentos / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Polenta cremosa com couve

Polenta cremosa com couve

Comida quentinha e reconfortante, que compense a gente levantar do sofá só tem uma: polenta cremosa. Com a couve, forma um casal perfeito e muito saboroso.

Esta receita é ótima ideia de acompanhamento, principalmente se o prato principal for um belo frango assado. Ela fica bem cremosa, não endurece durante o jantar, e o charme da couve rasgada misturada à polenta é irresistível!

Eu vi esta delícia ser preparada a quatro mãos pela Rita Lobo com seu marido no programa da GNT. Achei super fofo e me apaixonei pela receita. Não deu nem pra esperar muito e já tive que testar e comprovar que fica simplesmente incrível: tão gostosa quanto linda!

Por aqui só faltaram duas mãos pra garantir o final feliz, ou seja, pra ajudar a preparar e comer depois (o lado positivo disso é que o que sobrou vai lotar o congelador com marmitinhas).

Polenta cremosa com couve

3/4 de xícara de sêmola de milho ou de polenta pré-cozida
1 litro de água
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado (opcional)
1/2 maço de couve
1 dente de alho inteiro e com a casca
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Leve uma panela grande com a água ao fogo alto para ferver.

Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e rasgue as folhas, com as mãos, em pedaços médios – a ideia é ficar rústico mesmo, não se preocupe com o formato.

Assim que a água ferver, junte uma pitada sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola de milho ou polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa até a polenta engrossar e ficar com a consistência de mingau. É importante mexer durante o cozimento para não empelotar nem grudar no fundo da panela.

Desligue o fogo e misture bem a manteiga e o queijo (se for usar). Prove e, se necessário, ajuste o sal. Junte metade das folhas de couve rasgadas, misture delicadamente e deixe a couve cozinhar no calor da polenta.

Enquanto isso, leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com um fio  de azeite, junte o dente de alho e mexa por um minuto para perfumar. Acrescente a couve rasgada, tempere com sal e refogue por uns dois minutinhos somente até ela murchar.

Sirva a polenta cremosa no prato com a couve refogada por cima. Eu acompanhei de Coxa de frango assada com limão e alecrim (a cebola tostadinha eu fiz como a da Polenta de queijo com legumes grelhados).

Estas quantidades rendem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • Rachel

    /

    Excelente! Obrigado por compartilhar! 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram