Você está aqui:  / Aves / Frango teriyaki

Frango teriyaki

Mais uma receita de comida japonesa para a nossa coleção. Não tem jeito, não consigo resistir!

O frango teriyaki é um prato tradicional da culinária oriental. É basicamente frango (que pode ser sobrecoxa — minha parte preferida — ou filé de peito) com o molho teriyaki (um molho brilhante e levemente adocicado com um toque picante do gengibre e o salgado do shoyo). Eu descreveria como uma explosão de sabores que fica pronta rapidinho e sem muito sabor.

A grande diferença está no tempo que a carne fica marinando e absorvendo o sabor dos temperos. Mas pode ficar tranquilo que seu frango teriyaki vai ficar delicioso mesmo com apenas 30 minutos.

Para acompanhar, basta um arrozinho papa típico japonês e, neste caso, usei também ervilhas frescas descongeladas apenas na água quente e depois rapidamente temperadinhas.

Uma ótima opção para fugir da rotina acrescentando apenas alguns ingredientes diferentes do que a gente está acostumado a usar no dia a dia, mesmo em um dia da semana. Afinal, você também merece um capricho de vez em quando, não é mesmo? 😉

Frango teriyaki

2 a 3 sobrecoxas de frango (ou 1 peito de frango)
1/3 de xícara de molho shoyo
1/3 de xícara de água
2 colheres de sopa de saquê mirin
1 colher de chá de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de gengibre ralado
1 dente de alho bem picadinho
1 a 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 colheres de sopa de maisena
Gergelim torrado para servir

Junte o molho shoyo com a água, o mirin, o vinagre, o açúcar, o gengibre e o alho e misture bem até dissolver completamente o açúcar.

Retire a pele do frango e limpe bem o excesso de gordura (você pode colocar os resíduos em um saco plástico e congelar para quando quiser preparar um caldo de galinha caseiro — clique AQUI para ver a receita completa). Corte em pedaços não muito grandes nem muito pequenos, cerca de cubinhos de dois dedos. Mergulhe-os no molho, envolvendo bem a carne com ele, cubra com plástico filme e deixe marinar na geladeira por pelo menos meia hora até umas 4 horas — quanto mais tempo ficar marinando, mais saboroso vai ficar o frango.

Dica: se preferir, você pode usar o peito de frango. Eu, particularmente, prefiro usar a sobrecoxa pois a carne é muito mais saborosa, uma vez que fica próxima do osso.

Aqueça uma frigideira com fundo grosso em fogo médioe e coloque o óleo de gergelim. Com cuidado, coloque os pedaços de frango (escorra a marinada e reserve-a). De vez em quando vire o frango e espere que mude de cor de todos os lados.

Dissolva a maisena no molho reservado da marinada. Abaixe o fogo e regue o frango com o molho. Vá mexendo para não empelotar até começar a engrossar e estar bem brilhante. Prove e, se precisar, corrija o sal (geralmente não precisa pois o shoyo já é bem salgado). Se engrossar demais, basta dissolver o molho com uns pinguinhos de água.

Sirva em seguida com o gergelim salpicado por cima. Eu acompanhei de arroz japonês (Gohan — veja AQUI como fazer) e ervilhas frescas descongeladas em água quente e temperadas com azeite e sal.

Estas quantidades servem duas porções de frango teriyaky.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram