Você está aqui:  / Microondas / Reaproveitamentos / Batata assada e recheada com estrogonofe

Batata assada e recheada com estrogonofe

Existem alguns segredos que nos ajudam a manter uma alimentação equilibrada e com comida de verdade. Um deles é o planejamento, pois a gente não é surpreendido com fome e sem opções fáceis em casa. Outro é ter alguns pratos prontos no congelador, para aqueles dias em que a preguiça é maior que a fome.

Mesmo quando cozinho apenas para mim, costumo preparar receitas que rendem duas porções. Assim como uma delas e congelo a outra, abastecendo meu cardápio de comidinhas gostosas apenas a alguns minutos.

Esta é uma excelente estratégia para fugir das sopas em pó, da lasanha congelada ou, pior ainda, do miojo nosso de cada dia. É uma forma também de evitar o delivery e economizar na taxa de entrega. Sem contar que nada supera uma comida caseira preparada com carinho.

Esta batata assada é um coringa para quando não temos muito tempo ou muita disposição para preparar uma refeição do zero. A batata é cozida rapidinho no microondas e recheada com sobras congeladas. Praticamente qualquer coisa pode ser usada como recheio, mas é uma boa ideia ter sempre no congelador algumas porções de legumes e um frango desfiado ou uma carne moída refogada.

Batata assada e recheada com estrogonofe

1 batata grande
Sobras de estrogonofe (veja AQUI como preparar)
Batata palha (veja AQUI como preparar no forno)
Papel alumínio

Lave bem a batata com casca e faça alguns furos com um garfo em toda a superfície. Coloque sobre um prato ou recipiente de vidro e leve ao microondas por 8 minutos. Vire e cozinhe por mais 8 minutos. Espete um palito de dente dos dois lados e, se ainda não estiver macia, adicione alguns minutos (dependendo do tamanho da batata, ela pode demorar mais ou menos para ficar bem cozida).

Enquanto cozinha a batata, aqueça o estrogonofe em uma panelinha, sem delicate ferver. Se preferir, pode esquentar depois no micro também, até amornar. (O ideal é já deixar descongelando na geladeira de um dia para o outro mas, se não der, tudo bem.)

Dica: não é recomendado congelar receitas que usem creme de leite pois geralmente elas perdem a consistência original durante o descongelamento. O segredo para o estrogonofe é congelar o picadinho ainda sem creme de leite e somente finalizar com o creme após descongelar, na hora de servir. Como eu prefiro não jogar fora as sobras de comida, congelo o estrogonofe mesmo assim e o uso em pratos mais rápidos, como esta batata assada — visualmente, a textura fica meio esquisita, mas o sabor continua bom e evito o desperdício.

Retire e rapidamente enrole a batata em papel alumínio para não esfriar. Faça um corte em uma das laterais e pressione com cuidado as duas pontas para que ela se abra.

Recheie a batata assada com o estrogonofe e salpique a batata palha antes de servir. Caso prefira, você pode rechear com outros ingredientes de sua preferência: cream cheese ou requeijão, bacon, calabresa, queijos, cogumelos, legumes, carne moída, frango em pedaços, diversos molhos ou patês etc.

Estas quantidades servem uma pessoa. Se quiser complementar o prato, acrescente uma salada bem colorida.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: