Como fazer carne moída para recheio (para pastéis, salgadinhos, tortas etc.)
Não sou louca por carne, mas amo um pastelzinho recheado com ela. Se você também é fã, sabe como é aquela situação chata da carne pulando para fora e sujando tudo já na primeira mordida. Carne moída soltinha dentro do pastel não tem vez!
Desde sempre meu pastel preferido é o feito pela minha mãe, mas somente há pouco tempo descobri o segredo: a carne é mais molhadinha, e com isso fica mais “comportada” dentro da massa. E na torta ou empadão, fica uma delícia porque o recheio não escapa e o pedaço não se desmancha inteiro quando a gente corta. Por outro lado, não dá para usar uma carne com muito caldo, senão a massa fica borrachuda e sem graça.
O segredo para acertar o ponto certo eu fiz questão de aprender e esta é mais uma dica preciosa da minha família que fica registrada para a posteridade — será que meus sobrinhos algum dia vão querer aprender a cozinhar com as receitas que publico aqui? 😀
Como fazer carne moída para recheio (para pastéis, salgadinhos, tortas etc.)
300g. de carne moída (eu gosto de usar metade de primeira e metade de segunda)
1 colher de sopa de manteiga ou de azeite
1 colher de sopa de Tempero completo caseiro (clique AQUI para acessar a receita completa)
1 colher de chá de vinagre
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
1/4 de xícara de molho de tomate (ou extrato de tomate)
1 colher de sobremesa caprichada de farinha de trigo (ou de arroz, caso não possa ingerir glúten)
1 colher de sopa de azeitonas picadinhas
Sal e pimenta do reino a vontade
Aqueça uma panela, preferencialmente de fundo mais grosso, e coloque a manteiga para derreter ou o azeite. Adicione o tempero e deixe refogar por uns 3 minutos em fogo baixo, sem deixar dourar.
Junte a carne, vá misturando e “cortando-a” com uma colher ou espátula, para não ficar grumos muito grandes. Coloque as ervas finas e regue com o vinagre, sem parar de mexer. Aumente o fogo e deixe cozinhar até mudar completamente de cor.
À parte, dissolva bem a farinha de trigo no molho de tomate. Junte essa mistura à carne, quando ela já estiver cozida, envolvendo bem. Volte ao fogo baixo e vá mexendo até a carne ficar mais grudadinha, como se tivesse um creminho juntando os pedaços dela. Por fim, coloque as azeitonas, mexa novamente e prove, corrigindo o tempero com sal e pimenta do reino, se necessário.
Espere esfriar para rechear pastéis ou tortas, por exemplo. Se quiser sirva ainda quentinho como acompanhamento — e, se sobrar, pode botar no molho de tomate ou comer dentro do pão que fica uma maravilha! 😉
Xanda
9 de outubro de 2018 em 21:56
Qual foi as ervas usou em seu tempero caseiro?
Luciana Carpinelli
10 de outubro de 2018 em 5:11
Xanda, a receita completa do tempero caseiro está aqui: https://www.cozinhandopara2ou1.com.br/2014/09/16/como-fazer-tempero-completo-caseiro/
Abraço e volte sempre! 🙂
Garota em Apuros
5 de outubro de 2019 em 1:26
Achei uma delicia! Ficou muito bom e molhadinho, perfeito para empadão de carne moída!