Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Tofu grelhado com gengibre

Tofu grelhado com gengibre

Até pouco tempo eu achava tofu, uma espécie de queijo feito com leite de soja, muito sem graça. Eu só comprava quando queria fazer Missoshiru e olhe lá. No máximo aproveitava as sobras em alguma preparação, só para não jogar fora mesmo, mas nunca tinha pensado nele como um dos ingredientes principais das minhas preparações.

Um belo dia que encontrei uma embalagem de tofu em promoção na feira e resolvi trazer para casa. Ela rodou na geladeira por alguns dias até que decidi que iria arranjar uma forma de deixá-lo gostoso. Pois virou um prato tão interessante que já repeti algumas vezes! O tofu grelhado fica com uma textura super interessante e, temperado com gengibre, ganha um charme todo especial.

Se você também não vê graça no tofu, aposto que vai mudar de opinião sobre ele. Experimenta, vai? 😉

Tofu grelhado com gengibre

150-200g. de tofu firme
1 a 2 colheres de chá de gengibre ralado (conforme sua preferência)
1/2 dente de alho ralado
2 colheres de sopa de shoyo
1 colher de sopa de água
+/- 1 colher de chá de óleo de gergelim (ou de soja)
Sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha para servir

Escorra o tofu e enxugue bem com papel absorvente. Com uma faca afida, corte em fatias não muito grossas.

Em uma tigelinha, misture bem o gengibre, o alho, o shoyo e a água, formando um molho. Coloque 1 colher de gengibre e, se gostar, depois acrescente mais. Pincele sobre os dois lados das fatias de tofu. Reserve.

Aqueça uma frigideira antiaderente e espalhe um fiozinho do óleo de gergelim. Coloque as fatias de tofu aos poucos, deixando que doure bem dos dois lados. Coloque um pouquinho mais de óleo de gergelim antes de colocar outra leva de tofu.

Sirvaem seguida o tofu grelhado com a cebolinha por cima. Se quiser, regue com o que restou do molhinho.

Estas quantidades servem entre uma e duas pessoas, dependendo dos acompanhamentos. Na foto, servi com trigo em grão cozido e Homus de cenoura.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram