Você está aqui:  / Carnes / Costela desmanchando bem rápida

Costela desmanchando bem rápida

Uma costela bem feita é aquela em que a carne solta do osso sem nenhuma resistência e derrete na boca. O grande problema é que para ela ficar assim são necessárias muitas horas no forno ou na churrasqueira, e geralmente eu não tenho muita paciência de esperar.

Foi por isso que resolvi testar esta forma de preparo que reduz consideravelmente o tempo necessário com um resultado bem próximo do ideal. O grande segredo é usar a panela de pressão para deixar a carne bem cozida e depois finalizar no forno, para ficar tostadinha e bem crocante.

Como me inspirei no prato de chicharrones servido pelo chef Checho Gonzáles no Mercado de Pinheiros, acompanhei de batata rústica no forno com alho, uma saladinha de tomate e cebola e uma maionese caseira. Precisa dizer que ficou uma maravilha?

Costela desmanchando bem rápida

750g. de costela bovina cortada em ripas
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de mostarda em pó
1 colher de chá de açafrão da terra ou cúrcuma
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de canela em pó
1 colher de café de sal
1 pitada de pimenta caiena
2 dentes de alho picados em 4 pedacos
1 cebola pequena picada grosseiramente
1/2 cenoura picada grosseiramente
2 folhas de louro
Talos de brócolis (se tiver)
1,5 litro de água
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Molho barbecue para finalizar

Misture em uma tigela todos os temperos secos e espalhe sobre a superfície dos pedaços de costela. Reserve.

Em uma panela de pressão, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho, a cenoura, as folhas de louro e os talos de brócolis, se for usar. Deixe refogar por mais uns 2 minutos.

Libere o fundo da panela colocando esse refogado em um cantinho da panela e adicione a costela, para selar todos os lados da carne até começar a dourar. Acrescente a água, uma pitada de sal e feche a panela. Assim que começar a chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos.

Quando estiver faltando 10 minutos para completar este tempo, preaqueça o forno em 220°C.

Após os 20 minutos, retire a pressão da panela e, com cuidado, escorra os pedaços de costela. Dica: guarde o caldo para usar em outra preparação, como risotos ou sopas (os legumes podem ser descartados). Ele pode ser congelado por até três meses.

Arrume a costela em uma assadeira e pincele com molho barbecue (eu uso o caseiro, que tem menos calorias que os industrializados). Leve ao forno por 20 minutos ou até os pedaços estarem bem tostadinhos.

Sirva em seguida sua costela desmanchando.

Estas quantidades servem até três porções, dependendo dos acompanhamentos. Se sobrar, desosse a carne e use em sanduíches com um pouquinho mais de molho barbecue — fica uma delícia!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Almoço caprichado por aqui: chicharrones (costelinha suína cozida e assada) com batatas rústicas. 😍

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram