Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Reaproveitamentos / Vegetais / Berinjela recheada com carne e cogumelos

Berinjela recheada com carne e cogumelos

Diminuir o consumo de carne não significa eliminá-la completamente do cardápio.

Pouco antes do Carnaval chegou o meu livro “Modern Flexitarian” (dica da amiga @camislady que eu amei). Para quem ainda não sabe que flexitariano é aquela pessoa que reduz o consumo de proteínas animais, porém, sem cortá-las totalmente, sugiro ler as Dicas da Nutri sobre este tema).

Pois bem, o primeiro aprendizado que tirei dessa leitura é que, para iniciar uma alimentação mais diversificada e com menos proteína animal, a dica básica é substituir metade da carne que você usaria em qualquer receita por algum outro ingrediente vegetal.

Parece simples e óbvio e é algo que eu acabava fazendo meio que intuitivamente ao acrescentar mais cores (e legumes) aos pratos, mas nunca tinha refletido sobre isso.

Para voltar à programação normal pós-Carnaval (até rimou!), ao preparar esta berinjela recheada, escolhi conscientemente usar metade do que usaria de carne moída e a outra metade foi shimeji levemente processado (só para deixar a textura mais parecida).

Por cima, só uma salsinha da horta picada e um tomatinho para dar um charme. (E a outra metade virou uma marmita deliciosa. 😊)

Berinjela recheada com carne e cogumelos

1 berinjela média
1/3 xícara de carne moída
1/3 xícara de shimeji processado
1 colher de sopa de limão espremido
1 dente de alho
1 colher de sopa de molho inglês
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de salsa bem picadinha
1 tomatinho para decorar (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino

Corte a berinjela ao meio no sentido do cumprimento e, com uma faca, faça cortes formando um xadrez na superfície. Com uma colher, vá retirando os cubos de berinjela sem rasgar a casca e deixando mais ou menos um dedo de polpa. Reserve.

Dica: nesta receita você pode usar os cabinhos de cogumelos no lugar no shimeji. Mas lembre-se de ir pulsando o processador para que não vire uma pasta, mas sim pedacinhos com tamanho próximo dos pedacinhos da carne moída.

Aqueça uma panela larga com um fio de azeite e coloque a carne e o sumo de limão. Com uma espátula, vá desmanchando os grumos da carne e deixe que ela mude de cor, sem misturar muito.

Quando a carne começar a dourar, dê uma mexida para que a parte que estava em cima toque o fundo da panela. Junte os cubos de berinjela, o cogumelo processado e o alho. Tempere com sal, pimenta do reino e o molho inglês e deixe refogar mexendo de vez em quando para não queimar o fundo.

Recheie as barquinhas de berinjela com esse recheio, salpique o queijo ralado e leve ao forno preaquecido em 180ºC até o queijo derreter. Opcional: se quiser, divida uma concha de molho de tomate entre as duas metades para finalizar.

Retire a berinjela do forno e enfeite com o tomatinho e salpique a salsa. Sirva em seguida.

Eu servi minha berinjela recheada com salada de moyashi com gengibre, brócolis e cenoura refogados.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram