Você está aqui:  / Dicas da Nutri / Flexitarianismo: o que é e por que adotar?

Flexitarianismo: o que é e por que adotar?

Você sabe o que é flexitarianismo? O nome é complexo, o significado nem tanto.

É flexitariano aquela pessoa que reduz o consumo de proteínas animais, porém, sem cortá-las totalmente. Alguns profissionais colocam uma fórmula mais exata: o consumo de carnes e outros alimentos de origem animal não deve ultrapassar 3 vezes na semana.

Eu prefiro colocar como o próprio nome diz: flex. Não importa se, em alguma semana, você comeu 4 e não 3 vezes, comeu 2 vezes frango e 2 vezes queijo. Só a intenção de diminuir esses alimentos já está valendo, e muito.

Temos evidências de que, em excesso e em conjunto com outros hábitos considerados não saudáveis (como sedentarismo e tabagismo, por exemplo), a carne bovina pode estar relacionada com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como doenças do coração.

Além disso, o impacto ambiental e os maus tratos aos animais ganharam luz nos últimos tempos, e eles realmente existem e merecem atenção.

Estamos mais do que certos em olhar para isso! Porém, acho válido você se perguntar qual é o seu real propósito em “ser/estar flexitariano”. Ou seja, se for pela causa ambiental e animal, porque você não gosta, questões espirituais e etc… bacana, vai em frente.

Agora, se você acha que flexitarianismo é mais uma dieta para emagrecimento… cuidado! O emagrecimento é apenas uma consequência de um estilo de vida, e não um propósito para se tornar flex, vegetariano, vegano ou o que quer que seja.

Portanto, se você quer diminuir o consumo de alimentos de origem animal com consciência e propósito, pode pensar em diminuir alguns dias na semana e substituir por fontes de proteína vegetal como por exemplo: leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), cogumelos e tofu (de preferência orgânico).

Essas são apenas algumas pinceladas sobre esse assunto, sigo com a minha orientação de sempre: procure um profissional capacitado para te ajudar e orientar nesse processo. ☺

 

Raquel Labonia é uma nutricionista completamente apaixonada pelo que faz e com intensa e incansável vontade de fazer a diferença no mundo. Motivada por essa inquietude, em 2015 criou a WellMove (abreviação de Wellness Movement), que representa um Movimento Pelo Bem-Estar em seu sentido mais amplo. Estar bem é a harmonia entre o nosso físico, mental e também o ambiente em que vivemos. Hoje, a WellMove se tornou uma Consultoria em Nutrição e Bem-Estar atuante em diversas áreas, que trabalha com projetos de qualidade de vida, sustentabilidade, comunicação e marketing nutricional e consultas particulares em consultório.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram


%d blogueiros gostam disto: