Você está aqui:  / Como fazer / Matinais / Como fazer um ovo quente perfeito

Como fazer um ovo quente perfeito

Ovo quente é uma delícia e muitíssimo fácil de fazer, mas muita gente não consegue deixá-lo cremoso com a gema molinha para envolver o pão. Eu mesma demorei bastante para pegar o jeito de controlar o tempo de cozimento e aprender os truques para que a casca não trinque e se espalhe pela água enquanto ele fica pronto.

É por isso que resolvi explicar direitinho, tim tim por tim tim, como fazer um ovo quente perfeito. Mais um post para nossa série de preparações com ovos, que já teve dicas para Ovo pochêOvos mexidos e Omeletes.

Aproveita o fim de semana prolongado para preparar um Café da manhã especial ou então um Brunch delicioso. E, se não der nesta semana, programe-se para experimentar esta receitinha no feriado da sexta que vem. 😉

Como fazer um ovo quente perfeito

1 ovo (preferencialmente orgânico)
1 colher de sopa de vinagre ou caldo de limão
1 fatia de pão
Sal e pimenta do reino a vontade

Lave com água a casca do ovo com cuidado para não quebrá-la e coloque em uma caneca ou panelinha. Cubra o ovo com água fria (1 dedo acima dele) e misture o vinagre ou limão.

Leve a caneca ou panelinha ao fogo alto e, quando começar a borbulhar, abaixe o fogo. Para um ovo com gema molinha, conte 3 minutos. Se preferir a clara um pouco mais firme, deixe cozinhar por 4 a 5 minutos. Com mais tempo que isso, o ovo já fica cozido.

Escorra a água, apoie o ovo em um suporte ou xícarazinha e quebre a casca abrindo uma tampinha e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva com a fatia de pão cortada em tiras, para molhar no ovo quente.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • vanessa boari

    /

    Vou tentar essa dica do ovo quente

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram