Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2014-2015

Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2014-2015

ReceitasNatalEAnoNovo_CozinhandoPara2ou1

O Natal e o Ano Novo são as festas mais esperadas e comemoradas de todo o ano, independentemente de crença ou religião. Nesta época, muita gente já está de férias e é um momento agradável para celebrar com a família e os amigos. E, além das boas companhias, o que não pode faltar é uma mesa com pratos especiais e gostosos — e, melhor ainda, se forem fáceis e práticos de preparar.

Com o objetivo de contribuir para que as ceias sejam deliciosas e bonitas, pensamos em algumas receitas. Algumas são tradicionais nestas festividades, outras trazem um toque de inovação e tem também opções bem diferentes do que estamos acostumados a comer nessas festas, porque, afinal, variar é sempre bom.

Mas antes de começar, uma dica importante. Receber os amigos em casa é sempre uma alegria. Mas quando se está acostumado a cozinhar para 2 ou 1, pensar nas quantidades pode virar um pesadelo — ou uma geladeira lotada de sobras às vezes por mais de uma semana. Para acertar em cheio na conta do que será necessário para que o almoço ou o jantar seja um sucesso, veja as dicas: Cozinhando para muitos.

Geralmente as ceias de Natal e de Ano Novo são servidas mais tarde, por isso é importante pensar em algumas opções de entradinhas para que os convidados (e também os anfitriões) possam petiscar enquanto conversam. Algumas sugestões são a Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno), a Burrata com molho de tomates cereja, uma Terrine de gorgonzola com nozes e damasco, Muçarela de búfala enfeitada (com frutas secas, conservas, oleaginosas etc.), o Queijo camembert com geleia de frutas vermelhas, o facílimo e versátil Creme de queijo temperado ou as Bolinhas de creme de ricota com castanhas e frutas secas.

Prefere opções um pouco mais tradicionais? Então prepare Brusquetas salgadas e/ou doces, uma Tábua de queijos ou veja Dicas rápidas de como fazer patês. Uma ou mais jarras de Água aromatizada complementam muito bem a mesa.

Para iniciar a refeição, as sugestões são uma Salada de Maionese, uma Salada de peras com creme de gorgonzola e nozes ou então uma Salada de grãos com pepino, nozes e uvas passas.

As tradicionais carnes não podem ficar de fora, por isso, indicamos algumas variações como o Lombo para ceia com especiarias e mel, o Chester assado no suco de laranja, o Peito de peru assado com abacaxi, o Tender de festa ou um prático Bacalhau com batatinhas no papillote. Ou ainda, para evitar o excesso de sobras com os frangões e perus inteiros, fique com um Galeto assado (frango assado para 2 pessoas).

Para acompanhar, deixe o não muito querido arroz com passas de lado e opte por uma receita diferente: Cuscuz marroquino com lentilhas e cebola caramelizada na canela ou Cuscuz marroquino com pesto de hortelã e pistachePurê de maçã com especiariasRisoto de amêndoas tostadas e uvas passas ao espumante, ou Batatas ao murro com cream cheese, ervas e pimenta rosa, além de uma Farofa de ovo com milho ou uma Farofa de gérmen de trigo com maçã e castanha.

As sobremesas não podem faltar, por isso escolha entre um delicioso Cheesecake de mirtilos (blueberries), uma Torta natalina de figos, tâmaras e damascos com nozes pecan ao mel, o Blondie de festa (brownie branco com castanhas e frutas vermelhas secas), a Banoffee pie (torta de doce de leite, banana e chantilly), a Torta gelada de iogurte com gengibre e romã (calorias reduzidas) ou então um super fácil Merengue de frutas vermelhas.

Para presentear amigos e familiares, que tal preparar um lindo Bolo natalino de frutas ou umas Rabanadas com calorias reduzidas e assadas? Garanto que vão agradar!

Ah! E para que os anfitriões não desistam antes mesmo da festa só de pensar na louça para lavar depois, uma dica de ouro para o ano todo: Lavar louça pode ser mais fácil. Garanto que o trabalho diminui bastante com alguns truques simples.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Natal de fraternidade e muito amor e que 2015 chegue trazendo muita saúde e ótimas escolhas para todo mundo. 🙂

Quer ainda mais opções de receitas especiais para as ceias das Festas de Fim de ano? Dê uma olhada em outros cardápios especiais temáticos:
_ 85 receitas para as Ceias de Fim de Ano (Natal e Ano Novo)
_ Receitas para as ceias de Natal e de Ano Novo 2015-2016
Receitas práticas e fáceis para as ceias das Festas de Fim de Ano
Menu da Semana #6: Especial de Natal
Menu da Semana #7: Especial de Ano Novo

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram