Você está aqui:  / Saladas e molhos / Salada de folhas com tomate, queijo meia cura e vinagrete de salsa

Salada de folhas com tomate, queijo meia cura e vinagrete de salsa

SaladaComMolhoPesto_CozinhandoPara2ou1

Hoje começa oficialmente a Primavera, minha estação do ano preferida — porque é quentinha mas nem tanto, porque os dias são ensolarados mas cai aquela pancada de chuva no fim do dia para refrescar um pouco, porque a cidade fica florida, colorida e mais perfumada. Mais um motivo que me faz adorar esta época é que a temporada de saladas é aberta e sempre surgem novas combinações.

Como os últimos dias aqui em São Paulo foram mais abafados, aproveitei para caprichar na salada e diminuir a quantidade de “comida” do prato (principalmente o carboidrato). Usei praticamente tudo o que tinha na geladeira e montei uma salada colorida, bonita e gostosa. E por isso mereceu um lugarzinho especial por aqui.

Folhas de alface rasgadas (lisa, crespa, romana etc.)
Folhas de rúcula
Tomates em fatias
Queijo meia cura ralado grosso

Para o vinagrete de salsa:
1 punhado de salsa
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre ou de limão espremido
Sal e pimenta do reino

Em um prato ou refratário, arrume uma camada com as folhas. Por cima, arrume as fatias de tomate e distribua um pouco do queijo. Mantenha-a na geladeira.

Para o molho, pique bem a salsa e misture com o azeite e o vinagre. Se preferir, coloque-a em um processador de alimentos com o azeite e o vinagre azeite. Você deve ter um molho bem emulsionado (misturado), mas não muito grosso. Tempere com sal e pimenta.

Na hora de servir a salada, jogue o vinagrete de salsa por cima. Caso sobre o vinagrete, guarde-o na geladeira em um pote bem fechado.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram