Você está aqui:  / Massas e molhos / Nhoque de abóbora com carne seca e molho de tomates frescos

Nhoque de abóbora com carne seca e molho de tomates frescos

nhoquedeaboboracomcarneseca_cozinhandopara2ou1

Como boa descendente de italianos, amo qualquer tipo macarrão com qualquer tipo de molho — não consigo pensar agora em alguma opção que não me agrade nem um pouco. E preparar massas caseiras tem sido um prazer recém descoberto e uma das mais práticas pra mim é o nhoque: adoro fazer aqueles rolinhos de massa, cortá-los, cozinhá-los e depois saboreá-los todos. <3

Desta vez, mudei um pouquinho a receita básica e troquei a batata por abóbora e, para complementar o prato, escolhi a carne seca com um molho saboroso de tomate. Como a abóbora tem pouquíssimas calorias, muita fibra e muitos nutrientes, temos uma versão mais leve e saudável do nhoque tradicional. Se você optar por um molho somente de tomate ou com uma proteína mais light como a ricota, por exemplo, tem uma refeição deliciosamente nutritiva, mesmo que num domingo gostoso. 😉

Para o nhoque de abóbora:
300g. de abóbora (moranga ou cabotiá/cabotiã)
1 gema
1/3 xícara de farinha de aveia ou de trigo (ou outra de sua preferência)
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho de carne seca com tomates:
200g. de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
1 tomate cortado em cubos
1 dente de alho
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
1 xícara de molho de tomate (usei o Molho especial de tomates assados)

Descasque e corte a abóbora em cubos não muito grandes e cozinhe no vapor (eu uso uma peneira sobre panela com água fervendo) até que fique bem macia. Amasse-a com um garfo mesmo, incorporando a gema e aos poucos a farinha temperada com um pouquinho de sal e pimenta do reino até obter uma massa homogênea.

Dica: se você usar a farinha de aveia, seu nhoque fica ainda mais saudável, pois ela contém mais fibras, que dão mais saciedade e ainda diminuem o índice glicêmico do prato (aqueles picos de açúcar no sangue).

Enfarinhe uma superfície limpa, forme um rolo com a massa e corte-o em pedaços iguais. Você pode deixar no formato do nhoque tradicional ou fazer bolinhas. Passe em um pouco de farinha para não grudar e reserve.

ComoFazerNhoqueAboboraComCarneSeca_CozinhandoPara2ou1

Para preparar o molho, aqueça um fio de azeite em uma panela e refogue o alho com um fio de azeite, sem deixar dourar. Acrescente o tomate e deixe cozinhar por uns 5 minutos até ficar macio. Em seguida, adicione a carne seca e misture para integrar bem. Para finalizar, jogue as ervas e tempere com sal e pimenta do reino. Abaixe o fogo e deixe o molho curtir — se começar a secar demais, acrescente um tanto de água.

Ferva bastante água em uma panela grande com um pouquinho de sal e coloque os nhoques para cozinharem, de pouco em pouco. Quando eles subirem para a superfície, marque mais uns 2 minutos e retire-os com uma escumadeira ou peneira. Escorra bem.

Eu montei o prato da seguinte maneira: forrei o fundo do prato com o molho de tomate (assim a cor do nhoque aparece), arrumei metade do nhoque e terminei com a carne seca refogada. Antes de servir, ralei um pouquinho de parmesão por cima.

Esta quantidade serve muito bem duas pessoas e não precisa de acompanhamentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

  • Eliza

    /

    Fiz mas a massa ficou muito mole… Apesar de ter colocado mais farinha, não consegui enrolar e acabei enrolando meio mole mesmo, em bolinhas. =/

  • Luciana Carpinelli

    /

    Eliza, a massa de nhoque não fica como a de pão ou biscoito, por exemplo, que desgruda da mão e é bem fácil de manusear.
    Para que o nhoque fique leve, a massa não pode ter muita farinha mesmo… o ideal é enrolá-la meio mole mesmo e usar a farinha para evitar que ela grude. 😉

  • cleo

    /

    Adorei a ideia do nhoque de moranga, vou tentar

  • Luciana Carpinelli

    /

    Faz sim, Cleo. Fica uma delícia, super leve. 🙂
    Depois conta pra gente o que achou!

  • Mayara

    /

    Será que é possivel congelar?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mayara, nunca tentei mas acredito que vale tentar pois tem tudo para dar certo. Eu só congelaria o nhoque e o molho separados.
    Conta pra gente se você testar?
    Beijo e volte sempre 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram