Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Biscoitinhos de amendoim

Biscoitinhos de amendoim

Tinha um pouco de amendoim em casa e resolvi que viraria biscoitos. Como nunca tinha feito, procurei uma receita e todas usavam pelo menos 1 quilo de farinha, com outros ingredientes em diversas proporções.

Até que desisti de procurar e resolvi inventar a minha própria receita, bem menor. E nao é que deu certo?

Biscoitinhos de amendoim

1/2 xícara de amendoim torrado sem casca
1 xícara de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar (pode ser do mascavo)
1/2 colher de chá de canela em pó ou essência de baunilha
1 pitada de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de margarina
1 ovo

Bata os amendoins no liquidificador usando o botão “pulsar” para que não vire uma paçoca. Deixe pedaços maiores e reserve alguns inteiros para decorar os biscoitos.

Misture primeiro os ingredientes secos e depois junte o ovo e a margarina. Vá amassando até desgrudar das mãos (a massa vai ficar amanteigada).

Abra a massa com mais ou menos meio centímetro e corte com cortadores, faça bolinhas achatadas ou um rolinho de massa e corte fatias não muito finas. Se quiser, decore com amendoins em pedaços ou triturado (eu experimentei também jogar um pouquinho de açúcar mascavo por cima de alguns e ficou bom, meio derretido). Coloque os biscoitinhos em uma assadeira untada com margarina com mais ou menos meio centímetro entre eles e leve à geladeira por 5 minutos.

Retire da geladeira e leve ao forno pré-aquecido em 220°C por mais ou menos 15 minutos ou até começar a dourar as laterais dos biscoitos. Espere esfriar para tirar da forma, assim não desmancham.

Com essa receita, fiz 20 biscoitos pequenos. Conserve-os em um pote bem fechado e durarão uns 5 dias (se você não devorar tudo de uma vez!).

Na minha busca da receita perfeita, vi pela internet biscoitos “assados” no micro-ondas. Dois biscoitinhos não couberam na minha assadeira e resolvi testar para ver se dava certo. Coloquei 1 minuto e depois mais 1 (porque ainda estava moles e bem clarinhos) e não deu certo. Ficou branco demais por fora e escuro demais por dentro, meio duro (veja a foto abaixo) — o problema deve ser a minha receita.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram