Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Risoto de bacon com cheddar e cebolas caramelizadas

Risoto de bacon com cheddar e cebolas caramelizadas

Risoto de bacon. Com cheddar de verdade. E cebolas caramelizadas. Precisa de mais alguma coisa para ficar especial? Precisa sim: fiz tudo isso com whisky no lugar do vinho. E sim, ficou uma perdição — também, pudera!

De vez em quando eu faço essas estripulias, mas juro que desta vez foi por causa de um bacon maravilhoso que eu comprei de um produtor artesanal (para quem se interessar, foi do Santo Cutelo). Um pedaço suculento de bacon curado no whisky merecia uma preparação à altura, não acha? Foi assim que este risoto começou.

Como não tinha queijo parmesão, mas o cheddar que eu trouxe das férias nos Estados Unidos estava dando sopa, na verdade eu não tive escolha (ó que peninha! 😉 ). Aí, para finalizar, encontrei uma cebolona roxa na geladeira e resolvi que um toque adocicado para arrematar a combinação seria perfeito. E foi. (Como foi!)

Já que a receita foi um sucesso absoluto no Instagram, cá está ela. Aproveitem (com moderação, desta vez). 😉

Risoto de bacon com cheddar e cebolas caramelizadas

150g. de bacon
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho bem picadinho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/2 xícara de whisky (ou de vinho branco)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (preferencialmente caseiro — veja AQUI como preparar)
1 colher de sopa de manteiga bem gelada
1/2 xícara de queijo cheddar ralado
Sal e pimenta do reino a vontade
Cebolas caramelizadas

Comece colocando as cebolas para caramelizar — clique AQUI para conferir o passo a passo completo.

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Para começar seu risoto de bacon com cheddar, coloque uma panela no fogo médio e coloque o bacon para soltar gordura. Quando começar a dourar, refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o whisky (ou vinho branco), mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até quase secar novamente. O arroz deve ficar quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Quando o risoto de bacon com cheddar estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero. Separe as duas porções do risoto de bacon com cheddar nos pratos e enfeite com as cebolas caramelizadas.

Esta receita serve bem duas pessoas. Sirva seu risoto de bacon com cheddar logo em seguida. 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram