Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Canjica de fregola sarda

Canjica de fregola sarda

Canjica é uma de minhas paixões, tanto que já publiquei algumas vatiações aqui (Canjica com amendoim, Canjica doce com especiarias e Canjica doce com calorias reduzidas, além de uma salgada, o Mungunzá com carne seca). Mas desta feita com fregola sarda, uma massa curtinha típica da região da Sardenha, na Itália, eu nunca tinha ouvido falar.

Depois que publiquei aqui a Fregola sarda risotada com ervilhas e salame contando que fiquei dias atrás de receitas antes de improvisar este prato, a La Pastina entrou em conta do para me mandar algumas opções. Recebi uma sacola recheada de fregola e com algumas sugestões de preparações com ela. E é claro que a primeira que me chamou a atenção foi esta de canjica — claro, é mais forte do que eu!

Pois foi a primeira a ser testada e aprovada com louvor. Os grãos da fregola ficam super macios e combinam super bem com o molho doce. Mais uma versão de canjica para a minha coleção.

Canjica de fregola sarda

250g. de fregola sarda (massa italiana típica da região da Sardenha)
1/2 xícara de água
1 xícara de leite (de vaca)
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de leite condensado
1 pedaço de canela em pau
Canela em pó para servir

Coloque em uma panela alta a água, o leite de vaca, o leite de coco e o pedaço de canela e leve ao fogo baixo. Quando ferver, junte a fregola e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

Adicione o leite condensado, misture bem e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos para engrossar um pouco. Sirva com canela em pó polvilhada por cima.

Se sobrar, espere esfriar e conserve em pote fechado na geladeira por até 3 dias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram