Canjica de fregola sarda
Canjica é uma de minhas paixões, tanto que já publiquei algumas vatiações aqui (Canjica com amendoim, Canjica doce com especiarias e Canjica doce com calorias reduzidas, além de uma salgada, o Mungunzá com carne seca). Mas desta feita com fregola sarda, uma massa curtinha típica da região da Sardenha, na Itália, eu nunca tinha ouvido falar.
Depois que publiquei aqui a Fregola sarda risotada com ervilhas e salame contando que fiquei dias atrás de receitas antes de improvisar este prato, a La Pastina entrou em conta do para me mandar algumas opções. Recebi uma sacola recheada de fregola e com algumas sugestões de preparações com ela. E é claro que a primeira que me chamou a atenção foi esta de canjica — claro, é mais forte do que eu!
Pois foi a primeira a ser testada e aprovada com louvor. Os grãos da fregola ficam super macios e combinam super bem com o molho doce. Mais uma versão de canjica para a minha coleção.
Canjica de fregola sarda
250g. de fregola sarda (massa italiana típica da região da Sardenha)
1/2 xícara de água
1 xícara de leite (de vaca)
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de leite condensado
1 pedaço de canela em pau
Canela em pó para servir
Coloque em uma panela alta a água, o leite de vaca, o leite de coco e o pedaço de canela e leve ao fogo baixo. Quando ferver, junte a fregola e deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela.
Adicione o leite condensado, misture bem e deixe cozinhar por mais uns 5 minutos para engrossar um pouco. Sirva com canela em pó polvilhada por cima.
Se sobrar, espere esfriar e conserve em pote fechado na geladeira por até 3 dias.
O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.